Geral

Nielsen aponta novos perfis dos consumidores brasileiros

A nova pesquisa da Nielsen, “Estilos de vida 2019”, aponta cinco diferentes estilos de consumidores presentes hoje no mercado brasileiro. Com esses dados, empresas podem pensar em melhores estratégias de marketing e lançamento de produtos. O estudo foi feito com 21 mil pessoas que responderam questões sobre seus hobbies, metas, valores, lazer no tempo livre, hábitos de compras, entre outros temas.

celular notbook
Foto: reprodução

Entre os dados obtidos, 43% dos brasileiros dizem estar mudando seus hábitos para alcançar mais sustentabilidade. Os outros 57% tiveram uma mudança em seus hábitos alimentares, pensando especialmente em ter mais saúde. Veja abaixo os cinco diferentes perfis.

Consciente pragmático

Classificados como “sabe-tudo”, a maior parte das pessoas desse perfil está acima dos 46 anos. Eles se preocupam com os preços dos produtos e serviços, assistindo bastante TV, mas sem confiar plenamente nas peças publicitárias. As compras são feitas em lojas físicas, privilegiando as marcas conhecidas.

Equilibrista

Na faixa entre 26 a 45 anos, esses consumidores se importam com o preço e já têm presença nas redes sociais, apesar de não terem abandonado a TV. Sua principal meta é a realização profissional, costumando fazer compras no cartão de crédito e em lojas físicas.

Consciente sonhador

Esse tipo de consumidor é predominante do gênero feminino, preocupando-se principalmente com saúde e bem-estar. Suas lojas preferidas têm uma conexão com sustentabilidade e preferem pagar mais por um produto saudável e orgânico.

Conectado

O mais jovem entre os perfis, ele pensa bastante no coletivo e se motiva com a possibilidade de fazer algo pelo bem-estar social. Ao comprar celular, o perfil conectado faz suas aquisições pelo próprio smartphone e não é atingido por propagandas tradicionais. É movido principalmente por amostras grátis e cupons de desconto.

Aspiracional

Perfil de consumidores entre 26 e 45 anos, principalmente das classes A e B, então preocupados em construir valores. Ele quer ser saudável e viajar, ao mesmo tempo que cuida da vida profissional. Consome bastante informação e costuma comparar preços antes de fechar as compras. Também se dispõe a pagar mais caro por produtos ecológicos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios