Política

Neto impede secretários de presidirem partidos, mas toma posse no DEM na próxima quinta

ACM NETO FOTO GRANDEO prefeito de Salvador, ACM Neto toma posse como presidente nacional do Democratas na próxima quinta-feira (8), em convenção partidária que será realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. A confirmação foi divulgada pelo partido nesta sexta-feira (2), conforme convite enviado à imprensa e compartilhado nas redes sociais por membros e aliados da legenda na Bahia.

bruno1

Mas um fato atinge o prefeito ao tomar posse na legenda: ele não estaria “dando exemplo”. Isso porque, vale relembrar, o primeiro ato do gestor soteropolitano ao assumir a prefeitura em 2013 proibia seus aliados a dirigirem partidos caso entrassem para a administração municipal. A medida, no entanto, não proíbe o prefeito e o vice-prefeito de assumirem cargo de presidente de partido.

Em vigor desde janeiro de 2013, o decreto nº 23.738, que institui o código de conduta da administração soteropolitana tem sido cumprido pelos aliados do prefeito que integram cargos no 1º e 2º escalões da prefeitura.

O artigo 6º do documento deixa claro: “É vedado o exercício simultâneo dos cargos de secretários e subsecretários; diretores, titulares de cargos em comissão; superintendentes, presidentes e diretores de agências, autarquias, fundações mantidas pelo Poder Público, empresas públicas e sociedades de economia mista, com o de presidente de partidos políticos ou órgãos de ação partidária”.

Foi o caso de Ivanilson Gomes que foi obrigado a deixar a presidência do Partido Verde na Bahia em 2013 para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inovação de Salvador. A legenda passou a ser dirigida pelo então prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda. Gomes, que deu lugar ao atual secretário André Fraga, retornou ao posto e é o atual comandante da legenda no estado.

O mesmo ocorreu com o vereador Geraldo Jr. que deixou a presidência do Solidariedade, em janeiro de 2017, para assumir a Secretaria de Esportes, Trabalho e Lazer do município.

A posse de Neto não é ilegal, mas o líder do grupo não está dando bom exemplo a seus aliados.

Bocãonews

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios