Ubaíra

“Não tenho apoio do grupo, mas tentarei convencê-los” diz vereador de Ubaíra sobre disputa pela presidência da câmara

eliomar-correiaApós o pleito eleitoral que lhe consagrou a vitória com mais de mil votos, o professor Eliomar de imediato declarou que concorreria a presidência da câmara municipal de Ubaíra na legislatura seguinte. O cargo é muito cobiçado por representar a chefia de um dos poderes constituídos, em entrevista ao Mídia Bahia o vereador diz que não tem apoio de seu grupo na disputa mas que mesmo assim vai tentar convencê-los.
 
Vereador qual a importância de ser presidente do poder legislativo e qual deve ser o papel do presidente?
A câmara municipal se constitui um poder livre e independente. Estamos em pé de igualdade com o poder judiciário e o poder executivo. A missão mais importante de um presidente de câmara perpassa pelo reconhecimento desta independência e pela condução respeitosa e harmoniosa com os demais poderes. Adotando este comportamento a sociedade passa a reconhecer a importância do vereador dentre de uma conjuntura politico/administrativa.
Se eleito como será sua relação com os demais poderes?
A mais respeitosa possível. Reconheço que cada poder deve cumprir fielmente suas funções precípuas da constituição federal. Atualmente o que vemos é totalmente ao contrário. O poder legislativo em todas as esferas do poder tem se comportado com extensão dos demais poderes contrariando frontalmente a sua função. Caso eu seja eleito quero estabelecer uma linha de diálogo muito forte entre os poderes onde juntos com os demais colegas possamos dá nosso contribuição ao município.
Seu grupo tem seis vereadores, consequentemente a maioria, o senhor tem votos suficientes para vencer dentro do governo?
Não. No momento não tenho apoio do grupo, mas tentarei convencê-los. Não tenho apoio de meus colegas de base nem das lideranças que de certa forma influenciam no processo. Somos dois candidatos no momento. Assim que formos diplomados vou pedir o voto um a um, somos onze, preciso de cinco, já tenho um, vou pedir o voto até a porta do plenário.
Sem apoio da base é possível manter a candidatura? Não seria um enfrentamento dentro do próprio grupo?
Não! Somos dois candidatos do grupo que elegeu o prefeito Fred. Aliás, o prefeito e eu somos do mesmo partido (SD) tenho o compromisso de defendê-lo, mas poder executivo é um e legislativo é outro. Minha candidatura é uma prova de que reconheço a independência dos poderes.
O vereador o senhor esta preparado para a derrota?
Claro! Minha candidatura é frágil. Após a diplomação quero conversar com todos os vereadores diplomados, olho no olho, se eu ganhar fará um grande mandato se eu não ganhar com certeza meu colega fará também um mandato brilhante.Finalizou o vereador.
O vereador Eliomar é formado em história pela universidade católica do Salvador, foi presidente do sindicato dos pequenos produtores rurais de Ubaíra com extensão aos municípios de brejões e Jiquiriçá, foi policial militar da Bahia, atualmente reservista das forças armadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo