GeralMutuípe

Mutuípe está sem sinal da Globo há mais de 15 dias, emissora é única na cidade

Transmissor apresentou problemas.

Os moradores da zona urbana de Mutuípe, estão há mais de 15 dias sem o sinal da TV Subaé, afiliada da Rede Bahia e retransmissora da Globo na cidade.

Segundo informações apuradas pela redação do Mídia Bahia, o transmissor da TV apresentou problemas no início do mês, após alguns dias sem sinal, técnicos da cidade de Feira de Santana estiveram na torre localizada no Alto da Cajazeira e resolveram o problema momentaneamente, mas durou pouco e logo o sinal desapareceu novamente.

Na segunda visita o transmissor foi retirado e levado para manutenção. Segundo o secretário de administração de Mutuípe, Flávio Sampaio, a Globo não permite que seus aparelhos sejam consertados por técnicos da prefeitura, ainda de acordo com ele foi pedido de autorização à empresa para mexer no equipamento, mas que ouviu a negativa como resposta.

Sampaio disse também que uma peça do aparelho estava muito danificada, e que segundo os funcionários da empresa, era necessário levar para Feira e posteriormente à capital baiana, onde a peça com defeito seria substituída e todo o aparelho passaria por manutenção.

O eletricistas da prefeitura, Sr. Elias, disse ao programa Cara a Cara com o Povo da Rádio Interativa, na semana anterior que a previsão dada pela TV Subaé para restabelecimento do sinal era terça-feira (23), mas até então os telespectadores só visualizam nos aparelhos de televisão chuviscos e chiado, em TVs mais novas a informação “sem sinal”.

Nesta quinta-feira (25), o secretário foi informado que não há previsão de restabelecimento do sinal, a emissora alega não encontrar peças.

Como chegou a essa situação.

Após uma operação da Anatel em 2019 que identificou irregularidades, uma multa chegou a ser paga pelo poder público, mas, Mutuípe ficou sem o sinal da TV Itapoan, retransmissora da Record, e que a manutenção era dada por técnico local, recentemente este site apurou que o município só tem neste momento autorização para exibição do sinal da Globo.

SBT – TV Aratu, Band, TVE e Rede TV, já exibiram seus sinais na cidade em anos passados, mas por motivos desconhecidos, foram desaparecendo uma a uma, chegando ao ponto da perda da concessão.

Sampaio disse também a este site que esteve na TV Itapoan, mas não percebeu entusiasmo da emissora em restabelecer o sinal da cidade, e que nesta semana visitaria outras.

TV Digital.

Em 2007, quando Luís Inácio Lula da Silva, participou da solenidade da primeira transmissão do sinal HDTV no Brasil, os corações de muitos brasileiros se enchiam de esperança em ter o sinal digital em suas casas, 14 anos depois cidades pequenas ainda continuam somente com o sinal analógico, o que imaginava-se que teria uma transição rápida, já dura quase uma década em meia.

Alguns moradores da Cajazeira, parte alta da cidade, adquiriram antenas digitais e direcionam seus equipamentos para a região leste, provavelmente Salvador, única forma de ter sinal digital e gratuito, quem reside em outros bairros não contam com a mesma sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo