Cotidiano

Mulher recebe transplante de rim via vaginal feito com ajuda de robô

TRANSPLANTE DE RINSUma cirurgia inédita realizada na França transplantou um rim, extraído de uma doadora viva, em uma receptora através da vagina. Ainda mais inovador é o fato de que o procedimento foi feito exclusivamente por um robô cirúrgico, segundo fontes do centro médico Rangueil de Toulouse, no sudoeste do país.

A extração renal seguida de transplante foi feita em julho, e envolveu duas irmãs, segundo um comunicado divulgado pelo hospital. Valérie Perez, de 44 anos, doou um rim a sua irmã Béatrice Perez, de 43, no dia 9 de julho. Segundo o cirurgião urologista responsável pelo transplante no hospital, Frederico Sallusto, as irmãs atualmente estão em bom estado de saúde.

De acordo com a agência de notícias France Press, ele realizou a operação com o especialista em cirurgia urológica com a ajuda de um robô, o doutor Nicolas Doumerc. A doadora pôde voltar para casa dois dias após a operação, e a receptora quatro dias depois. O hospital de Toulouse afirmou ainda que até agora uma centena de pessoas na Índia e nos Estados Unidos receberam um transplante renal, de doador vivo ou não, mediante um robô cirúrgico.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios