BrasilGeral

Morre rato-herói do Camboja

Magawa, um rato gigante famoso por ter detectado mais de 100 minas explosivas no Camboja, morreu “pacificamente”, em sua aposentadoria aos 8 anos de idade. O rato-herói nasceu na Tanzânia e foi treinado pela instituição de caridade belga Apopo.

Em 2017, quando estava pronto, foi enviado para detectar (através do olfato) minas explosivas subterrâneas no Camboja. Minas representam um problema grave e letal no país desde a guerra civil que devastou a nação entre 1967 e 1975. A guerra acabou, mas as minas continuaram matando e mutilando pessoas. Calcula-se que ainda existam entre 5 e 6 milhões de minas explosivas enterradas no Camboja.

Magawa foi treinado para reconhecer um dos elementos químicos dos explosivos. Em sua carreira, ele ajudou a limpar 141 mil metros quadrados, o equivalente a 20 campos de futebol. E era muito rápido: completava em 20 minutos o que um ser humano levaria quatro dias.

O rato, de 1,2 quilo e 70 centímetros de comprimento, foi o primeiro da sua espécie a receber a medalha de ouro PDSA — uma condecoração dedicada a animais que ajudam a salvar vidas humanas em campos de batalha. Mais de 40 mil pessoas já tiveram as pernas amputadas por pisar em minas enterradas no Camboja.

The times

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios