Cidades

Morre Marco Aurélio Garcia, ex-assessor de Lula e Dilma

Marco Aurélio foi vítima de infarto fulminante.

marco aurelio garcia
Foto: Marcos de Paula/Estadão

Morreu nessa quinta-feira (20), o ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais e ex-presidente do PT, Marco Aurélio Garcia.

Um dos principais formuladores da política externa durante a gestão Dilma Rousseff , ele foi vítima de um ataque cardíaco fulminante.

Garcia era professor aposentado do Departamento de História das Universidade de Campinas (UNICAMP).

Em 2008, Garcia ganhou o apelido de “Top Top” ao ser flagrado fazendo gestos obscenos enquanto assistia a uma reportagem sobre o acidente com o Airbus A320 da TAM, que saiu da pista no aeroporto de Congonhas e matou 199 pessoas. O noticiário informava sobre a descoberta de um defeito técnico na aeronave. Garcia, que estava em seu gabinete no Palácio do Planalto quando foi filmado por uma câmera de televisão, fazia os gestos porque o governo Lula chegou a ser responsabilizado pela tragédia.

Garcia foi um dos principais responsáveis pela formulação dos programas de governo das candidaturas de Lula em 1994, 1998 e 2006. Ele também trabalhou ativamente para a eleição de Dilma em 2010.

É creditada a Garcia a mudança ideológica na política externa do Brasil durante as administrações petistas. Ele defendia um distanciamento dos Estados Unidos em prol de um alinhamento com os governos de esquerda que ascenderam na última década na América Latina. Com informações da Veja e MSN.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios