Cotidiano

Moro decide manter sigilo sobre grampos envolvendo Lula

LULA X SERGIO MORONesta sexta-feira (24), o juiz federal Sérgio Moro anunciou que manterá sigilo sobre grampos telefônicos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O político enfrenta acusações de ocultação de patrimônio em meio às investigações da Operação Lava Jato. Esta é a primeira ação de Moro depois que ele recebeu os autos de investigação.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam imóveis que seriam do ex-presidente, mas estão em nome de outras pessoas, no estado de São Paulo.

Os agentes acreditam que os bens podem ter sido obtidos como pagamento em troca de benefícios concedidos em contratos fraudulentos com estatais, como a Petrobras.

O ex-presidente nega ser proprietário de um sítio em Atibaia e de um triplex no Guarujá. A investigação foi conduzida ao Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão do ministro Teori Zavascki.

Ao retornar os autos a Moro, Teori anulou um dos grampos, que traz conversa entre Lula e a presidente afastada Dilma Rousseff sobre o termo de posse do ex-presidente à Casa Civil.

A conversa se tornou pública porque Moro retirou sigilo sobre os diálogos. O juiz determinou sigilo a outras gravações e deu deu prazo de cinco dias úteis para que o Ministério Público e as defesas dos investigados se pronunciem sobre a volta das investigações para Curitiba. Ele pediu, ainda, que os autos tramitem apenas entre os procuradores e a Polícia Federal.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios