Cotidiano

Mistérios e injustiças marcam a triste história do homem elefante

2dnieww3v2_628jj04jyi_fileHá 153 anos, nascia, em Leicester, na Inglaterra, o garoto que, mais tarde, seria chamado de Homem Elefante. Joseph Merrick — apesar de toda a lenda que diz que sua mãe foi pisoteada por um elefante enquanto o carregava em seu ventre — nasceu sem nenhuma anormalidade aparente. Seu corpo começou a se transformar quando ele tinha cerca de 5 anos de idade, mas as mudanças ainda eram imperceptíveis e ele vivia como qualquer criança de sua idade.

Foi por volta dos 12 anos que a maior tragédia aconteceu: sua mãe morreu de broncopneumonia.

A morte de sua mãe mudou tudo. Não se sabe a relação de uma coisa com a outra, mas foi só depois da morte dela que as deformações no corpo começaram a se acelerar.

Na época, ninguém sabia dizer o que havia de errado com o cara, mas hoje, imagina-se que ele sofria de uma doença degenerativa rara, chamada Síndrome de Proteus. O pai de Merrick se casou novamente e a madrasta maltratava muito o garoto que, revoltado, fugiu de casa e passou a se apresentar nos chamados circos de horrores.

Hoje em dia a gente acha que tudo isso é muito politicamente incorreto e tudo mais, só que, naquela época, os chamados freak-shows eram atrações muito populares e o que havia em Londres — onde Merrick foi a principal atração — era frequentado tanto pela escória do cais do porto quanto por membros da família real britânica. O local onde essas exibições aconteciam, inclusive, ficava em frente ao hospital de Londres. Esta foto que você vê foi tirada poucos anos atrás e mostra o local exato onde rolavam estas apresentações.

Foto: Wikimedia Commons Fonte R7

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios