Cotidiano

Ministério da Saúde planeja estender vacinação da febre amarela para todo o país

RICARDO BARROSO ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse nesta quinta-feira (22) que a pasta pretende ampliar, até novembro deste ano, a vacinação de febre amarela para todo o Brasil. Atualmente, a vacinação exclui o Nordeste e parte da região Sul. Com a medida, a vacina passaria a ser ofertada também nestes locais.

De acordo com a Folha de São Paulo, o objetivo é prevenir um novo avanço da febre amarela em áreas onde não havia cobertura vacinal. Segundo o ministro, a medida visa evitar a expansão do vírus antes do início de um novo “ciclo” de febre amarela no próximo verão, quando geralmente há aumento de caso. “A ideia é discutir se será uma decisão nossa de governo, mas isso depende dos secretários estaduais concordarem, para que vacinemos toda a população que nunca foi alvo de vacinação no Brasil, porque não estava em área de risco”, afirma Barros. No ano passado, o ministério já havia anunciado a intenção de passar as vacinas em todo o país contra a febre amarela.

A medida, que incluiria a vacina no calendário do Programa Nacional de Imunizações, foi adiada devido ao surto em alguns Estados neste ano. Para que a ampliação ocorra, a pasta aguarda a confirmação da ampliação da produção de vacinas com uma nova fábrica, a qual deve produzir 4 milhões de vacinas por mês. A dose ofertada seria a integral.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios