Cotidiano

Médica fala sobre gravidez e exercício físico: 'há cuidados, mas não proibições'

MULHER GRAVIDA - CORRENDOEm entrevista a coluna de Ana Lúcia Azevedo, no O Globo, a professora de ginecologia e obstetrícia da Unifesp e médica do Hospital Israelita Albert Einstein, Tathiana Parmigiano, informou que, diferente do que muitas mulheres pensam, há três anos que a recomendação oficial vigente nos EUA é de que toda grávida deve fazer exercícios diários, inclusive as sedentárias. Com excessão dos casos especiais de gestação de risco. A recomendação é que se faça exercícios ‘leves’, como corrida e natação, por exemplo. Bicicleta só a estacionária — ergométrica ou o simples rolo — para evitar o risco de quedas.
Tathiana, que deu à luz recentemente, se exercitou durante toda a gestação. E a primeira coisa que ela destaca é justamente o primeiro trimestre de gravidez. “Existe um mito de que não se pode fazer exercícios no primeiro trimestre da gestação. Mas isso não encontra o menor fundamento em estudos científicos. É preciso ter alguns cuidados e não fazer excessos. E só”, destaca. Igualmente sem fundamento em evidências científicas, está a proibição de correr na gravidez. “Claro que são necessárias moderação e orientação médica. E quem nunca correu não deve começar justamente quando está grávida. Mas para quem já corre, não há problema, desde que se reduza a intensidade e se fortaleça o assoalho pélvico, muito sobrecarregado durante a gestação” afirma a médica.
Segundo ela, as sedentárias devem se exercitar pelo menos meia hora por dia. Quem já corre, ainda mais. “Há cuidados, mas não proibições. Grávidas, por exemplo, estão mais sujeitas a entorses (torções) e quedas (pela alteração do centro de gravidade). Por isso, precisam ficar atentas a esses aspectos. Mas não há nada que precisam ficar restritas à atividades muito leves, como a hidroginástica e a caminhada”, conclui Tathiana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios