NEWS

Maragogipe celebra Independência do Brasil na Bahia com programação cultural

Projeto é promovido pela Fundação Pedro Calmon / Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com a Fundação Cultural da Bahia (Funceb) e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia.

Panfletos Rota-05Está agendada para sexta-feira (17), a visita da Rota da Independência no município de Maragogipe, Recôncavo da Bahia. A cidade fica a 133 quilômetros da capital e recebe a Rota 2016, que aborda à luta de independência do Brasil na Bahia. O projeto Rota da Independência é promovido pela Fundação Pedro Calmon / Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com a Fundação Cultural da Bahia (Funceb) e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) e tem como tema este ano, 2 de Julho é todo ano, 2 de Julho é todo dia.

Para o chefe de gabinete da secretaria da Cultura e Turismo de Maragogipe, Walney de Sousa, “a grande importância da realização deste projeto na cidade é levar para a população, o conhecimento histórico e cultural, fazendo com que haja reflexão e reconstituição da história das lutas pela independência em nosso município”.

Contexto Histórico – A cidade de Maragogipe foi descoberta durante as excursões exploratórias pelo rio Paraguaçu, cerca de duas décadas depois da chegada dos portugueses ao Brasil. Foi importante no período colonial por sua rota de navegação e pela cultura de mandioca e da cana-de-açúcar e instalação de engenhos e casas de farinha.
Foi uma das cidades do Recôncavo baiano que protagonizou a luta pela Independência do Brasil na Bahia. E em 29 de junho de 1822 aderiu à causa, subordinando-se ao Príncipe Regente do Brasil. Imediatamente o sentimento patriótico da população converteu-se em atitude de pegar, na Barra Paraguaçu, ferramentas convertidas em armas, no Forte de Santa Cruz. Os partidários “brasileiros” reuniram-se na cidade de Maragojipe, em novembro de 1822 e decidiram então que todos ficariam do lado de D. Pedro e contra a coroa portuguesa. Proclamaram uma Junta Conciliatória e de Defesa, para governo da cidade, em sessão permanente, recebendo a adesão de muitos portugueses. Dentre esses brasileiros, destacavam-se Rodrigo Antônio Falcão Brandão, depois feito primeiro barão de Belém, e Maria Quitéria de Jesus. Foi constituída uma caixa militar e instaram ao comandante da escuna portuguesa para que cessasse o ataque, obtendo como resposta uma ameaça.

Programação – Atividade está prevista para ocorrer durante todo dia, na Praça Ermezindo Mendes. Pela manhã, terão apresentações de fanfarras dos alunos das instituições de ensino médio (estadual, municipal e privado) e o encontro para debater Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca.

As apresentações culturais estão agendadas para o turno vespertino. A partir das 15h, começa o Festival Dois de Julho é todo ano, Dois de Julho é todo dia!aberto pelo espetáculo Bufyo, realizado pelo grupo de estudantes da Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia (Funceb). O espetáculo retrata a transformação da orixá Iansã para o Bufalo.

Além de dança, haverá História Estoriósas da Independência da Bahia, com a Cia de Teatro Finos Trapos, que fala sobre a importância da celebração da Independência do Brasil na Bahia, com objetivo de informar a população sobre a data através da arte. Na aula-espetáculo, o tema é apresentado de forma acessível ao contar sobre a história da independência do Brasil na Bahia e de seus personagens históricos e míticos. Para fechar a programação ainda haverá apresentação de filarmônica no local.

Rota da Independência – Realizada pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a Rota visa reforçar na memória dos municípios que participaram das lutas pela Independência do Brasil na Bahia, seus respectivos papéis no processo, fortalecendo o senso cívico e cultural dos mesmos. Com o tema 2 de Julho é todo ano, 2 de Julho é todo dia, a Rota 2016 conta com a parceria da Fundação Cultural da Bahia (Funceb) e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) e revisita algumas dessas cidade, levando uma programação com música, arte e oficinas de leitura, de 13 a 30 de junho. Os municípios de Santo Amaro (13), São Francisco do Conde (14), Cachoeira (15), São Felix (16), Maragogipe (17), Itaparica (20) e Caetité (29) receberão a Rota da Independência, que este ano, celebra nove anos. Todas as informações e atividades estão disponíveis no site www.fpc.ba.gov.br.

Acompanhe tudo sobre a Rota da Independência 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios