Cotidiano

Malala faz 18 anos e inaugura escola para garotas sírias refugiadas

MALALAMalala Yousafzai, vencedora do Prêmio Nobel da Paz, comemorou seu aniversário de 18 anos neste domingo (12), no Líbano, com a inauguração de uma escola para garotas sírias refugiadas.

A jovem pediu ainda que líderes mundiais investissem em “livros, não em balas”. “Hoje, no meu primeiro dia como adulta, em nome das crianças do mundo, eu peço aos líderes que devemos investir em livros, em vez de balas”, afirmou em discurso. O Fundo Malala, organização não-governamental que apoia projetos de educação local, foi quem pagou pela escola no Vale de Bekaa, perto da fronteira síria.

A instituição pode receber até 200 garotas, de 14 a 18 anos. “Eu decidi estar no Líbano pois acredito que as vozes dos refugiados sírios precisam ser ouvidas e elas têm sido ignoradas por muito tempo”, acrescentou, segundo a Folha. Malala se tornou um alvo do Taleban quando passou a lutar pelo direito das mulheres à educação e foi baleada na cabeça em 2012 quando estava dentro de um ônibus escolar. Recuperada, continuou sua campanha e recebeu o Nobel em 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo