Cidades

Mais de 9 mil estudantes da Bahia participaram do terceiro simulado Hora do Enem

ESTUDANTES ENEMBahia teve mais de 9 mil estudantes na terceira edição do simulado Hora do Enem, que ocorreu no início de setembro. Eles alcançaram nota média de 504 pontos, desempenho próximo da média nacional, que foi de 507 pontos. O desempenho fez com que o estado ficasse na 14ª posição do país e a em quinto na Região Nordeste. Mais de 400 mil estudantes realizaram o simulado em todo Brasil. As instituições de ensino do estado baianas também se destacaram –  foram 1.351 escolas envolvidas. A quarta e última etapa da Hora do Enem em 2016 será aplicada entre os dias 8 e 16 de outubro.
A estudante Kesia Souza, de Feira de Santana, cidade a 108 quilômetros de Salvador, fez os dois últimos simulados da Hora do Enem. Ela tem 17 anos, está no terceiro ano do ensino médio da rede pública de ensino. A aluna pretende tentar uma vaga na Universidade Federal daBahia, e, caso não consiga, pretende alcançar os pontos necessários para conquistar um bolsa de estudos em alguma faculdade privada.
“Tenho costume de estudar durante a madrugada, porque me concentro mais e faz menos barulho. No site da Hora do Enem procuro mais exercícios de matemática porque tenho muita dificuldade nessa matéria. Quero cursar psicologia e tenho me dedicado bastante nos simulados e resolvendo exercícios de provas anteriores”, disse.
A quarta etapa da Hora do Enem será a mais completa entre as que foram realizadas neste ano – contará com 180 questões, o mesmo número do Enem, e com perguntas sobre língua estrangeira. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. O estudante deve realizar um cadastro no site www.geekiegames.com.br e iniciar o exame na aba de simulados.
A novidade da quarta edição do Hora do Enem é que os alunos poderão, de imediato, conferir seu desempenho com um ranking montado entre os alunos que buscam a mesma instituição de ensino e o mesmo curso. Além disso, há ainda a possibilidade de comparar a nota obtida com a nota de corte da universidade e do curso de preferência. A funcionalidade está disponível no aplicativo da Geekie Games e pela web, no site do simulado.
Plataforma de estudos
O sistema Hora do Enem, além dos simulados, disponibiliza, de forma gratuita, videoaulas, exercícios e um plano de estudos personalizado para os estudantes do último ano do ensino médio.
Atualmente, a plataforma é utilizada por 1,1 milhão de estudantes que estão concluindo o ensino médio. Esse número equivale 50% do total dos alunos que acabam o ensino médio em 2016.  Entre o público geral, o Geekie Games tem 4 milhões de usuários – o que corresponde a 46% de todos os inscritos no Enem 2016.  A Hora do Enem é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Serviço Social da Indústria (SESI) em conjunto com o Geekie Games.
Os gestores das escolas podem acompanhar o desempenho de seus estudantes no simulado da Hora do Enem, por meio do site do PDDE, do Ministério da Educação (http://pddeinterativo.mec.gov.br/). O Enem será realizado entre os dias 5 e 6 de novembro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios