Geral

Mais de 1000 mulheres fazem mamografia de graça em Mutuípe

DSCF0951As mulheres com idade entre 50 e 69 anos da cidade de Mutuípe, foram atendidas gratuitamente dentro do programa de Rastreamento do Câncer de Mama, do Governo do Estado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A ação deu a essas mulheres, consideradas dentro da faixa de risco da doença, a oportunidade de realizar a mamografia, que tem alto custo e complexidade, o que dificulta a sua disponibilização em toda a rede pública de saúde.

Para trazer a mamografia até o interior do estado, foi montada próximo a Câmara de Vereadores, uma unidade móvel equipada com mamógrafos e todo o material necessário para a realização do exame de imagem. Isso permitiu ao programa estadual visitar a cidade de Mutuípe neste mês de maio de 2013, realizando cerca de 1.098 mamografias. A meta era atender 1.200.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Viviane Andrade, o programa tem três fases, o exame de mamografia é apenas a primeira. “Ele é um exame de triagem que não fornece o diagnóstico definitivo de câncer de mama. Por isso, se for detectada alguma alteração, a paciente é encaminhada para uma segunda fase, onde são realizados exames confirmatórios, como a função e exames de laboratório. Os casos confirmados são encaminhados para os centros de referência para o tratamento definitivo”.

Os dados de 2012 mostram que a Bahia registrou cerca de 2,1 mil novos casos da doença; só em Salvador foram mais de 800 casos. A doença é a quarta causa de morte de mulheres no mundo e a chance de cura chega a 93% caso o diagnóstico seja feito de forma precoce e o tratamento iniciado o quanto antes.

O programa que teve o período de atendimento prorrogado por mais um dia, esteve em Mutuípe até o dia 14 de maio. O salão do prédio da câmara foi preparado para que as mulheres do nosso município pudessem passar um dia especial, fugindo do stress que a espera e o próprio exame possa vir a causar.DSCF0989

O prefeito Carlinhos que visitou o local de atendimento lembrou da preocupação e dos esforços da sua gestão com a saúde da população de Mutuípe: – Foi um excelente trabalho comparado ao realizado à 12 anos com a prevenção do câncer de próstata. É o principal até agora. Mais de 1.000 mulheres de Mutuípe fazer esse exame caro e sem precisar se deslocar para outros centro é, sem dúvida, gratificante.

A Secretaria de Saúde, até o final de 2013, estará encaminhando mais de 700 mulheres para a realização de mamografia em Salvador.

Almeida Notícias/ ASCOM Prefeitura de Mutuípe/ Evandro Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo