Cotidiano

Lula elogia Partido Comunista Chinês e afirma que países deveriam aprender com a China

O ex-presidente Lula (PT) afirmou em entrevista ao jornal Guancha, da China, que a existência do Partido Comunista Chinês faz com que o país asiático tenha “poder e um governo fortes”.

O PCC completa 100 anos na quinta-feira (1º). Na visão do petista, a competência chinesa incomoda outras nações desenvolvidas, como os Estados Unidos.

“A China é capaz de lutar contra o coronavírus tão rapidamente porque tem um partido político forte e um governo forte, porque o governo tem controle e poder de comando. O Brasil não tem isso, nem outros países”, declarou.

Na entrevista, Lula avaliou que a China “estabeleceu um modelo de desenvolvimento para o mundo inteiro” e disse esperar que os países aprendam com o exemplo chinês.

“Se precisamos cooperar com a China, devemos estabelecer uma parceria estratégica com a China, assim como eu fiz quando era presidente. Se for necessário cooperar com a Rússia, cooperaremos com a Rússia”, defendeu o pré-candidato a presidente em 2022.

O petista ponderou, entretanto, não estar dizendo “que temos que ter desavenças com os Estados Unidos”. “Devemos manter um bom relacionamento com os norte-americanos, mas quero manter o mesmo relacionamento com a China. Também quero manter o mesmo relacionamento com a Rússia, com a Nigéria, Angola, África do Sul e Malásia”, explicou.

Bnews

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios