Cidades

Lideranças políticas cobram reabertura da FRIBOI na cidade de Amargosa

77151“Como tinha prometido, não vou deixar de perseguir a reabertura do frigorífico da FRIBOI e garantir a continuidade do funcionamento da fábrica de calçados Daiby, ambos em Amargosa. Esse compromisso de manutenção dos empregos, fundamentais à economia do município, eu fiz com essas 800 famílias que dependem diretamente desses postos de trabalho e, indiretamente, toda a população de Amargosa”, destaca Viciante.
 
Nesta sexta-feira na SDE (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico) em audiência com o chefe de gabinete, Luiz Augusto Gonzaga, a diretora de Atração de Investimento do órgão, Andrea Lanza, e o presidente do SINCAR (Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados da Bahia), Júlio César Farias trataram da situação de Amargosa.
 
Nesta quinta-feira em Amargosa, Andrea Lanza, a prefeita Karina Silva, vereadores e o gerente da Daiby, Vanderlei Dulius, participaram de reunião, provocadoa na semana anterior juntamente com o subsecretário Paulo Guimarães. O representante da empresa informou que na terça-feira as atividades serão retomadas para os 580 funcionários e os executivos da fábrica vão ao exterior buscar novos mercados para manter as atividades normalmente por meio da exportação de 100% da produção.
Na reunião de hoje, Andrea Lanza resumiu as diretrizes da reunião de ontem e relatou para nós os reclames da empresa: desaquecimento do mercado interno, os créditos tributários acumulados e a necessidade de crédito para capital de giro. Andrea Lanza vai ficar em contato com os executivos da empresa e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, está à disposição para ajudar no que for necessário para que a fábrica continue em funcionamento e mantenha os empregos, fundamentais a Amargosa.

Veja também
Quadrilha de Amargosa é presa em flagrante pela PRF no município de Itaberaba
Zona Rural de Amargosa está assustada com onda de violência
Deputado Eduardo Salles e prefeita de Amargosa lutam para evitar demissões

“Sobre a reabertura da FRIBOI, solicitei a Luiz Gonzaga para que a SDE e a SEFAZ (Secretaria Estadual da Fazenda) busquem um ponto de equilíbrio para a reabertura do frigorífico em Amargosa, responsável por 200 postos de trabalho, e mantermos aberto a unidade da empresa em Itapetinga, já que já há boatos na região de um possível fechamento também daquela unidade, mas sem prejudicar o mercado”, reforça Viviane.
 
Um dos pleitos da FRIBOI é a desoneração de impostos para a exportação de carnes, oriundas de abate na Bahia para outros estados e até países. Este ponto tem que ser estudado pela SEFAZ. Porém, na discussão de hoje, todos os presentes concordam, já que isto estimula tanto o pecuarista que terá maior procura e, consequentemente, preços de arroba estáveis, como a indústria frigorífica, que poderá buscar novos mercados. O foi consenso dos presentes é não abrir mão de mais rigor na fiscalização para evitar que as carnes de outros estados abasteçam o mercado da Bahia, o que prejudica muito a pecuária baiana e a indústria frigorífica.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios