Slide

Levedura da cerveja pode ser alternativa para tratamento de leucemia infantil, aponta estudo

levedo-de-cervejaPesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) constataram que uma enzima da levedura do pão e da cerveja pode tratar a leucemia infantil.

Após as pesquisas, eles notaram que a enzima L-asparaginase ataca células tumorais desse tipo de câncer sem atacar as células saudáveis. “A levedura do pão, que usamos há tantos anos para obter produtos fermentados, é um organismo simples e a gente consegue trabalhar bem com ele.

O que está presente no mercado hoje é advindo de bactérias e pode causar reações imunes. Como esse vem da levedura e é mais semelhante ao nosso organismo, a gente espera que ela vai causar menos alergia nos pacientes”, explicou a orientadora da pesquisa, Gisele Monteiro, professora do Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica da USP.

A professora explicou que as células tumorais da leucemia infantil têm deficiência para produzir asparagina. “Quando colocamos a enzima, essas células morrem e as normais, não. Espero que, quando terminarmos o projeto, tenhamos uma produção brasileira para ter um medicamento para tratar as crianças”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo