SaúdeSlide

LACEN leva até uma semana para entregar resultados de covid-19

Alguns resultados chegam quando pacientes já estão "curados".

Os baianos estão enfrentando um verdadeiro calvário para obter resultados de testes de novo coronavírus (covid-19), RT-PCR. No estado, o exame padrão ouro é realizado pelo Laboratório Central – LACEN, porém a confirmação ou negativa do vírus tem levado até sete dias para chegar aos municípios.

Na semana passada um morador de Mutuípe, criticou na emissora de rádio local, a demora da entrega do resultado, segundo ele, a espera durou 7 dias.

A demora atrelada a data da realização exame, culmina muitas vezes do prazo de isolamento ser alcançado, sem que o resultado do teste seja conhecido.

No período eleitoral, o secretário de saúde do estado da Bahia, Fábio Villas Boas, criticou os prefeitos do interior baiano, que segundo ele, estavam evitando testar a população, para não ter os números da doença em suas cidades altos e resultar em prejuízo nas urnas.

Villas Boas disse também que o LACEN estava processando metade da capacidade de realização de exames, devido a demanda que estava baixa.

Cerca de um mês depois, a Bahia possui 11.771 casos ativos da covid-19, segundo dados desta quarta-feira (2), da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), 3.228 novos casos ativos foram confirmados nas últimas 24h, hoje Villas Boas confirmou a segunda onda de contaminação no estado.

Em nota a assessoria da SESAB declarou:

O Lacen está recebendo uma quantidade imensa de amostras para serem analisadas, vindas de todo o estado. Isso excedeu a capacidade de atendimento do Lacen, mas todas serão analisadas e os resultados dos exames serão encaminhados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar