Bahia

Juazeiro: Campanha busca doador de medula óssea para menino com leucemia

196974“Estou confiante em Deus que eu vou vencer essa”. As palavras, cheias de confiança, são do garoto Glenn, de 11 anos, morador de Juazeiro, no norte da Bahia. Em abril deste ano, Glenn foi diagnosticado com leucemia e, para a judá-lo, os moradores da cidade se mobilizaram para encontrar um doador de medula óssea para o menino. A notícia da doença de Glenn pegou a família de surpresa.
 
“A gente sempre via Glenn como uma criança adorável, saudável demais. Não era aquela criança de de sempre estar adoecendo”, afirma Janaíne Frazão Pinto, cunhada de Glenn. Desde a descoberta da doença, toda a família está mobilizada pela cura do garoto. Glenn e os pais estão em São Paulo, onde o menino está sendo tratado, entretanto somente a quimioterapia não foi suficiente para combater a leucemia. Como ele não conseguiu um doador de medula óssea compatível dentro da família, amigos e professores do menino criaram uma campanha nas redes sociais para encontrar um doador.
 
“Tivemos apoio de colégios, universidades, blogs. Este é o nosso intuito. Quanto mais gente, melhor”, diz Eclésia Pessoa, ex-professora de Glenn. O primeiro passo para se tornar uma doador de medula óssea é preencher um cadastro no registro nacional de doadores, chamado Redome. O cadastro é único, só precisa ser feito uma vez, mas vale para ajudar pessoas de todo o país. Para fazer a doação, basta procurar um hemocentro. Em Juazeiro, o Hemoba realiza a triagem. Depois é colhida uma pequena amostra de sangue para exames. “Ele vai mostrar as características genéticas daquele doador. Com a inclusão deste doador no registro nacional, um programa cruza as informações do doador com o das pessoas que estão precisando de transfusão”, explica Cislene Bandeira, assistente social do Hemoba. Depois que ficou sabendo da mobilização em Juazeiro, Glenn gravou um vídeo, do hospital onde está internado em São Paulo, agradecendo a torcida por ele. “Obrigado por vocês estarem me ajudando. Muito obrigado. Estou confiante em Deus que eu vou vencer essa. Valeu, galera. Muito obrigado”, disse. (G1)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios