Cotidiano

Jornalista russa é condenada a multa por protesto contra a invasão da Ucrânia

Um tribunal de Moscou condenou a jornalista Marina Ovsyannikova, que na segunda-feira, 14, invadiu o estúdio de uma emissora de televisão, durante transmissão ao vivo, para protestar contra a invasão da Ucrânia. Ela terá de pagar uma multa de 30 mil rublos (R$ 1,4 mil) porque, segundo a decisão, violou as regras relativas a protestos não autorizados.

Mesmo com a multa, o caso não está encerrado. Isso porque o protesto em si, com o cartaz diante das câmeras, ainda não foi analisado pela Justiça. Caso a jornalista seja enquadrada em algumas das novas regras, que tratam de desinformação, poderá ser condenada a 15 anos de prisão.

Ovsyannikova foi multada pelo vídeo divulgado logo depois do protesto, em que classifica a guerra como “fratricida”. “O que está acontecendo na Ucrânia é um crime, e a Rússia é agressora”, disse a jornalista. “A responsabilidade pela agressão é de um homem: Vladimir Putin. Meu pai é ucraniano, minha mãe é russa. Eles jamais foram inimigos. Não protestamos quando o Kremlin envenenou Alexei Navalny.”

Navalny, que está preso, é um dos principais líderes da oposição ao presidente russo, Vladimir Putin. Em 2020, sentiu-se mal durante um voo e foi levado para um hospital na Alemanha. O governo alemão acusou a Rússia de envenenamento, mas o Kremlin negou.

Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios