Cotidiano

Integração de Marketing e Vendas para aumentar faturamento no B2B

A Gestão de Marketing e Vendas – quando integrados – potencializam estratégias de maneira escalável.

Isso, devido ao fato dessas duas Gestões serem responsáveis pela comercialização de bens de serviço ou produto.

Porém, o desafio que muitas empresas vêm enfrentando, é o fato de que, essa integração de Gestões – em sua grande maioria – não trabalham de maneira “aberta”.

É um grande desafio! Pois quando não há sinergia harmoniosa entre a Gestão de equipes, todo o fluxo de vendas sofre drasticamente.

Por isso, juntamos nossos melhores insights para auxiliar na Integração de Marketing e Vendas, de modo a guiar seus próximos passos, rumo à uma maximização escalável.

Vamos juntos?

1 Como integrar o Marketing e as Vendas para aumentar faturamento?

Também conhecida como Smarketing ou Vendamarketing, essa Integração vem ganhando cada vez mais força à medida que evoluímos no meio digital.

Essa nova tendência possui uma abordagem moderna, no qual permite captar clientes de maneira assertiva, através de um fluxo de vendas estratégico – e geralmente, automatizado.

Mas afinal, como integrar essas duas Gestões?

Aqui vão alguns pontos essenciais para integrar a Gestão de Marketing e as Vendas. Confira:

1.1 Encontre seu público ideal

É preciso entender quem, como e de onde seria o cliente que você deseja captar.

Essas informações, e muitas outras, são fundamentais na hora de alcançar o público ideal e, quanto mais informações conseguir coletar sobre o seu cliente ideal, melhor.

Para atender da melhor forma possível e oferecer exatamente o que o consumidor necessita, é preciso, primeiramente, conhecê-lo.

As principais características que você precisa identificar do seu público ideal são:
⦁ O segmento da empresa em que este cliente atua;
⦁ Tamanho da empresa ou marca;
⦁ Quantos funcionários trabalham naquele local;
⦁ Os sócios da empresa;
⦁ Quanto a empresa ganha mensalmente;
⦁ Onde ela está localizada;
⦁ A autoridade que a marca possui no mercado.
Para entender e vender os produtos para outras empresas, é preciso conhecer cada parte que as constituem.
Esse estudo traz grandes benefícios aos negócios, principalmente quando o público alvo se interessa em pautas sociais e seus benefícios. 

Dessa forma, estruturar uma lista de contatos com potenciais clientes, poderá potencializar os processos de prospecção e, o fluxo de vendas.

Também conhecido como mailing segmentado, essa lista de contatos com potencias clientes apresenta informações importantes, tais como: e-mail, telefone, CNPJ, entre outras informações pertinentes.
Compor um mailing com clientes em potencial, a fim de reunir as melhores informações e evitar possíveis erros e objeções em abordagens, irá contribuir, de forma escalável, para o sucesso de suas vendas!

1.2 Construa um Fluxograma para suas vendas/clientes

Que as vendas precisam acontecer para aumentar o faturamento é algo bem óbvio, mas é necessário afirmar tal coisa para introduzir uma técnica muito importante: o fluxograma.

Essa estratégia permite saber os detalhes das vendas, como as decisões tomadas durante o processo e outras informações pertinentes. 
O fluxograma é dividido em etapas e elas são:
⦁ Identificar o lead B2B;
⦁ Qualificar o lead B2B;
⦁ Sugestão para resolver o problema da empresa;
⦁ Negociação;
⦁ Fechar o negócio;
⦁ Pós-venda.

Os resultados são potencializados, pois a eficiência e a produtividade aumentam após a realização de um fluxograma.
Esse é um dos pontos principais para aumentar o faturamento na área B2B – de empresa para empresa. 
Confira abaixo um exemplo de um Fluxo de Vendas:

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1.3 Monitore seus clientes e vendas

Monitorar os clientes e as vendas é um passo importante para aumentar o faturamento.

A partir do momento que a empresa sabe – de forma aprofundada – sobre a outra empresa, será muito mais fácil planejar estratégias de Smarketing.

Essas estratégias serão feitas de maneira mais assertiva e terá o foco no público-alvo, o que faz com que o retorno seja mais eficaz. 

1.4 Como funciona o seu Pós-venda?

O pós-vendas é um dos momentos mais importantes no processo para aumentar o faturamento.
A empresa não deve se dar por satisfeita em apenas vender um produto. É preciso fazer com que o cliente se torne fiel à marca e volte a realizar novas compras.
Para conseguir que as empresas comprem novamente os produtos, é preciso se destacar no mercado. 
Nessa etapa, algumas dicas importantes fazem toda a diferença:
⦁ Conversar com o cliente e saber como foi sua experiência;
⦁ Oferecer exclusividade e incentive a empresa que é sua cliente;
⦁ Pedir para as empresas testarem novos produtos;
⦁ Enviar conteúdos que façam diferença para o cliente e sejam marcantes;
⦁ Oferecer eficiência nos suportes para as empresas. 

Todos esses pontos trabalham juntos para fazer com que aumentar o faturamento seja algo cada vez mais real e fácil de ser alcançado.

O pós-venda é como cuidar dos clientes, ver como estão, se precisam de mais alguma coisa ou se querem participar dos acontecimentos da sua marca.

Isso irá promover uma construção de laços entre as empresas. 

1.5 Invista em sua equipe

Investir na equipe é uma atitude que gera ótimos resultados e é eficaz para aumentar o faturamento no B2B.

Um ótimo exemplo de boa equipe é a chamada equipe autogerenciada, em que um membro é capaz de auxiliar e supervisionar o outro.

Essas equipes possuem o suporte necessário para realizarem seus trabalhos e, assim, tornam-se mais motivados. 
Algumas maneiras de motivar a equipe são muito benéficas, dessa forma, elas foram listadas para que os leitores possam colocá-las em prática em sua empresa ou equipe:
⦁ Compartilhar as ideias com o grupo;
⦁ Elaborar metas com chances de serem alcançadas;
⦁ Fazer com que a equipe tenha sua própria identidade;
⦁ Mostrar que a equipe pode contar com o líder;
⦁ Treinamento;
⦁ Ações de endomarketing.
Mesmo que uma pessoa auxilie a outra, é preciso ter alguém para liderar a equipe.
Isso é importante para que o trabalho ocorra da melhor maneira possível e os membros tenham a segurança necessária ao realizar suas tarefas. 
Busque por integrar essas duas Gestões, de modo harmonioso, fomentando o quesito amizade e colaboração!

1.6 Construa Campanhas de vendas

Fazer campanhas de vendas é mais uma das etapas para conseguir integrar Marketing e Vendas, e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Para criar boas campanhas e conseguir definir estratégias para o Marketing, é preciso fazer algumas perguntas em relação aos clientes e às vendas:
⦁ Como os clientes mais fiéis utilizam os produtos da empresa?
⦁ Quais são os principais questionamentos que outras empresas fazem em relação à mercadoria e serviços da sua empresa?
⦁ De qual forma as outras empresas caracterizam a sua?
⦁ O tráfego sobre seus produtos disponíveis na internet é suficiente?
Para que as campanhas tenham efeito, é necessário elaborar cada passo com muito cuidado, desde as redes sociais, até o tipo de conteúdo enviado nos e-mails.

De forma bem resumida, essa técnica promove uma lista de e-mails para captar novos clientes.

2 Dicas finais para aumentar faturamento no mercado B2B

As dicas finais são bem úteis para que as vendas e o faturamento cresçam no mercado B2B.

Acreditar que elas darão certo é o primeiro passo; colocá-las em prática é a próxima atitude.

Portanto, após realizar a leitura, é preciso, pelo menos tentar utilizá-las no dia a dia da empresa.

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2.1 A necessidade de aumentar o número de clientes B2B

Para aumentar as vendas e os faturamentos, ter clientes é o ponto principal.
Todos sabem disso, mas o que muitos não sabem é como realizar esse aumento. Para isso, aí vão mais algumas dicas:
⦁ Participar de feiras e eventos em que o público-alvo vai estar presente é muito benéfico para mostrar seus produtos e conseguir novos contatos;
⦁ Criar um site ou blog e perfis nas redes sociais para seu negócio é outra dica preciosa para aumentar faturamento;
⦁ Realizar parcerias de conteúdo faz com que a empresa consiga novos leads qualificados;
⦁ Notar quais são os pontos fracos e pontos fortes dos seus negócios e usá-los a favor das vendas.
Algumas dicas são mais conhecidas, outras podem ser novas para os leitores, mas o importante é apostar em cada uma delas e oferecer o melhor aos clientes B2B.

2.2 Aumentar o quanto o cliente gasta com seus produtos ou serviços

Alguns clientes tendem a realizar compras mais singelas, nesses casos, é preciso fazer com que essas empresas comprem mais.

Para tornar essa dica em algo real, o fator principal é focar nos produtos, torná-los melhores para cativar esses clientes que já compram da sua empresa.

A melhoria dos produtos pode ser feita por uma atualização do item anterior ou por adição de novos complementos aos produtos que já existem.

Outro fator que está diretamente ligado ao aumento da compra são os programas oferecidos como maneira de fidelizar os compradores.

2.3 Fazer com que a frequência de compra das empresas seja maior

Oferecer vantagens é um dos itens do pós-venda – já citado neste artigo. Pois esse cuidado também é importante nas dicas para aumentar o faturamento.

Além disso, um marketing de qualidade é essencial para que a frequência de compras cresça significativamente. 
Sempre atualizar as empresas sobre as novidades dos seus produtos faz com que as compras cresçam de forma significativa.
Mais um motivo para não subestimar o poder de zelar pelos clientes, mesmo após algum tempo em que a compra tenha sido finalizada.
Outras dicas pertinentes para aumentar faturamento podem ser lidas, abaixo:
⦁ Conhecer as empresas;
⦁ Realizar investimentos tecnológicos;
⦁ Variar os valores das mercadorias e serviços;
⦁ Fazer investimentos nos treinamentos da equipe.
Dicas não faltam para ajudar seus negócios, agora, é preciso colocá-las no dia a dia da sua empresa e executar boa parte delas com maestria e dedicação. 

3 Conclusão

Podemos concluir que, quando as Gestões – internas – de uma empresa, se unem. Podem juntas, potencializar processos e maximizar resultados positivos!

A leitura deste texto é muito esclarecedora, mas é preciso cada vez mais realizar estudos para aumentar o faturamento nas vendas B2B. 

Conhecer os clientes e o mercado são itens essenciais para que o planejamento ocorra como o desejado.

Espero que este conteúdo tenha sido enriquecedor para seu aprendizado e, caso tenham dúvidas, comente aqui em baixo. Será um prazer respondê-los.

Um abraço e bons negócios!

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