NEWS

INMET emite alerta laranja para grande parte da Bahia

Vale do Jiquiriçá está em área de atenção para a possibilidade de chuva forte e alagamentos.

O Instituto Nacional de Meteorologia – INEMT, emitiu as 11h deste domingo (8), alerta laranja para a Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Sul Baiano, Oeste Baiano, Recôncavo Baiano, Sertão Cearense, São Francisco Baiano e Sudoeste Baiano, o restante do estado está em alerta amarelo, os dois indicam possibilidade de chuva forte acompanhada de raios, trovões e ventania.

No laranja a indicação é de perigo, Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

No amarelo Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Os dois alertas se expiram as 10h desta segunda-feira (9).

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O CPTEC também emitiu aviso indicando: no domingo (08/03), o dia será de muita nebulosidade e chuva, devendo gerar acumulados expressivos de precipitação na área em destaque do mapa. Aviso de Atenção – Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas. Acompanhe com mais frequência as atualizações da previsão do tempo, pois você poderá necessitar mudar seus planos e se proteger dos eventuais impactos decorrentes de tempo severo. Siga as eventuais recomendações da Defesa Civil e das demais autoridades competentes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios