Entretenimento

Infidelidade tem cura?

Uma pessoa quando é traída pode reagir de diversas formas, e a maneira de enxergar a situação vai depender do sentimento nutrido pelo parceiro e o estado atual do relacionamento. Porém, saber disso nunca será fácil e o processo de cura pode ser muito longo e doloroso.

A infidelidade representa uma quebra de confiança e a falta de respeito com o outro, pois há inúmeras possibilidades de melhorar a relação, e até mesmo terminar o relacionamento sem precisar ser infiel e causar sofrimento emocional no outro.  

Após saber a infidelidade, a pessoa traída passa por uma fase de “luto”, pois perdeu algo muito importante, as emoções são intensas e muitas pessoas desenvolvem traumas emocionais. 

A pessoa traída também pode passar pela fase de impacto na crença sobre relacionamento, isto é, passar a desacreditar no amor, não vê mais sentido em casamento e principalmente acreditar ser impossível confiar em alguém verdadeiramente de novo, pois houve a ruptura em seus planos e expectativas.

Exemplificando, você é casada por alguns anos e descobre infidelidade de seu marido, ele está sendo sugar momma de alguém por certo tempo e você não fazia ideia. É normal que após descobrir isso não exista em você de imediato razões para crer em um novo amor que será diferente, pois você confiava totalmente nele.

Quando uma pessoa é traída, ela diversas reações e cada um de forma diferente, porém existem algumas que são comuns:  

  • Raiva: pode ser dominado pela raiva quando descobre a traição, e os resultados disso podem ser diversos.
  • Descrença: se você confia muito em alguém e descobre uma infidelidade, a descrença estará presente até processar tudo.
  • Tristeza: a tristeza é inevitável e deve ser muito bem cuidada para não se agravar para quadros emocionais e psicológicos mais graves. 
  • Culpa: muitas pessoas quando sabem da infidelidade tendem a buscar saber onde errou e o que levou o parceiro cometer isso, de certa forma está se culpando por algo que não tem nenhuma responsabilidade.

O processo de cura de uma infidelidade é longo, pode ser árduo e sobretudo doloroso, é variável para cada pessoa e situação do relacionamento, além da forma como descobriu e o tempo que isso já estava acontecendo. 

Inúmeros fatores podem influenciar na cura disso, não existe receita de bolo para te curar e superar isso. 

Porém, uma das primeiras coisas a fazer para validar esse processo de cura, é o perdão. O perdão não representa a nulidade do que aconteceu e que a pessoa voltará para sua vida sem sua permissão. 

Mas o perdão irá te beneficiar e libertas suas emoções de sentimentos ruins, irá te fortalecer para se curar de tudo que foi causado com a infidelidade. A melhor maneira para isso é procurar ajuda profissional. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios