Cidades

Índios realizam manifestação na BA-001 para reclamar de violência

Ato acontece após morte de índio em emboscada na cidade de Ilhéus.
Segundo PRE, grupo fecha dois sentidos da rodovia desde as 10h.

Um grupo de índios tupinambá realiza uma manifestação nesta segunda-feira (4), na BA-001, nas proximidades do distrito de Olivença, região do município de Ilhéus, sul da Bahia. De acordo com o cacique Valdenilson Oliveira dos Santos, o ato é realizado para reclamar da violência. Na sexta-feira (1º), um índio foi morto após emboscada em Ilhéus.
“Um índio foi morto na semana passada e a companheira dele ainda se encontra internada. Queremos uma audiência com o Ministério Público, Ministério da Justiça, Funai e a delegada responsável pelo caso”, afirma o cacique.
De acordo com a Polícia Militar, que acompanha a manifestação, cerca de 150 índios participam do ato. Já o cacique afirma que 200 pessoas estão no local. O ato começou por volta das 10h desta segunda-feira e até 16h45 continuava sendo realizado. Por conta da manifestação, o tráfego de veículos está lento na região e o congestionamento alcança cerca de 2 km.
Crime
O índio foi morto quando caminhava com a esposa e mais três filhos. De acordo com a delegada Marília Rocha, a esposa da vítima também foi atingida pelas balas, foi encaminhada para o Hospital Regional de Ilhéus e não corre risco de morte.
A policial acrescenta que, após os tiros, duas filhas do índio, de cerca de 10 e 11 anos, correram pelo mato até chegarem na casa de um tio. O outro filho, um bebê de um ano e 11 meses, que estava no colo da mãe, caiu no chão com ela. Nenhuma das crianças ficou ferida. G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo