Bahia

Incêndio provocado por carregador de celular atinge cômodos de casa e destrói moveis no centro de Santaluz

Apensar do susto, ninguém ficou ferido.

incendio em santa luzUm incêndio em uma casa na rua Gastão Pedreira Pedreira, no centro de Santaluz, queimou móveis e atingiu cômodos da residência. Segundo testemunhas, o fogo começou no início da manhã desta quarta-feira (8), e foi controlado por um caminhão Pipa. Tudo indica que a causa do incêndio foi problema elétrico em um carregador de celular deixado na tomada. O curto elétrico se alastrou pela fiação da residência. Apesar do susto e do prejuízo material, ninguém se feriu.

CUIDADOS

Carregadores de celular funcionam como um transformador de energia, fazendo com que a corrente seja diminuída ao passar da tomada para o aparelho — os 127 volts da tomada se tornam 5 volts para o celular.

“Qualquer falha que ocorra ali pode fazer com que o carregador transfira, diretamente, a corrente maior, causando choque ou superaquecimento do celular”, explica Edson Martinho, diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).

O oficial Major Ramon, do Corpo de Bombeiros da Bahia explica que, ao colocar o celular para carregar na tomada, o usuário precisa tomar cuidado para não expor o objeto na altura da face ou em algum lugar inflamável (sofás, cortinas e camas, entre outros). Muita gente também maneja os fios de forma inadequada, enrolando ou até mesmo dobrando o material. Isso causa microfissuras na estrutura do capeamento do fio.

PERIGOS NA REDE ELÉTRICA

Além dos cuidados com a escolha e manejamento do carregador, o Major também alerta para a manutenção da rede elétrica em casa. “As vezes a pessoa constrói uma casa e não chama um profissional qualificado para verificar as instalações. Alguns, inclusive, não instalam nem disjuntor”, lembra. Vemvercidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios