Bahia

Incêndio no município de Barra já atingiu 1,5 mil hectares de área

Os incêndios que ocorrem há mais de uma semana no município de Barra, no Oeste baiano, atingiram uma comunidade próxima à zona urbana, nessa quarta-feira (23) . O fogo só não atingiu as construções na comunidade chamada de Bebedouro. O presidente do Conselho de Meio Ambiente do município, Joaquim Dantas, disse que foram queimados pomares e chácaras, ficando preservadas apenas as casas.

A suspeita é que o incêndio tenha sido provocado por queimadas, usadas para limpeza de pastos. “Provavelmente, alguém fez isso para a limpeza de terreno e perdeu o controle”, supõe Joaquim Dantas. Desde quando os incêndios começaram, em torno de 1,5 mil hectares de área já foram consumidos no município.

Os aviões que fazem o trabalho de combate ao fogo foram enviados pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA) e a ação conta com o apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) de Barreiras e de brigadistas locais. Na quarta, mais duas aeronaves se somaram a outras duas e fazem voos frequentes para debelar as chamas nas regiões de Torrinha, Simão e Porto Novo.

De acordo com Dantas, um dos motivos da resistência do fogo é que os incêndios ocorrem em áreas de difícil acesso. Algumas ficam a 80 quilômetros da sede da cidade. “Ficam do outro lado da margem do Rio São Francisco. Lá é só mata nativa, fechada. Não mora ninguém, não tem estrada, não tem acesso, não tem casa, nada nada”.

(A Tarde)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar