NEWS

HRSAJ promove Palestra sobre Paternidade Responsável para acompanhantes

HOSPITAL REGIONAL SAJ1O Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus, através da equipe do Serviço Social promoveu na semana de comemoração ao Dia dos Pais, uma palestra para acompanhantes com o tema: Paternidade Responsável.
A palestra ministrada pela assistente social Elizângela Pereira tratou bem a questão do indivíduo que gerou acriança assumir com todas as suas responsabilidades de pai, suprindo as necessidades vitais e acima de tudo proporcionando à criança um ambiente de afeto e amor.
“Paternidade Responsável é quando o indivíduo que gerou a criança assume todas as suas responsabilidades de pai. O pai tem uma função fundamental, que é a de socializar a criança, de educá-la dentro dos princípios dos direitos e dos deveres”, informou.
Segundo a coordenadora do Serviço Social da Unidade, Fernanda Macedo, nas principais datas comemorativas a Unidade Hospitalar promove ações voltadas para as datas e o Dia dos Pais é um momento para mostrar a importância da família.
“Planejar uma família significa proporcionar a seus membros um futuro com educação, saúde, alimentação, moradia e, sobretudo, afeto. São condições mínimas e dignas a que todo ser humano tem direito; famílias planejadas são sinônimos de bem estar coletivo, de uma sociedade mais equilibrada e justa”.
O acompanhante Luciano Santos agradeceu a palestra parabenizando a equipe do hospital pela oportunidade.
“Agradeço o convite da equipe do Serviço Social porque apesar de não ser pai, eu tenho um pai maravilhoso que soube me dar amor e atenção quando eu mais precisei, e esta palestra me mostrou o quanto é importante dar carinho e atenção; com certeza quando eu for pai serei um pai presente”, destacou o acompanhante.
O Brasil tem uma legislação específica sobre a paternidade responsável e o planejamento familiar – lei 9.263/96, que dá direito a todo cidadão brasileiro a todos os métodos cientificamente aceitos de concepção e contracepção que no dia 12 de janeiro de 2007 completou onze anos de vigência. Mesmo que ainda desconhecida do grande público ela representa um grande passo na caminhada brasileira rumo à paternidade responsável. A próxima tarefa será fazer essa lei conhecida do grande público, para depois torná-la realidade nos postos de saúde situados nas vilas populares das cidades desse país.

Andréa Sued – DRT 2055
Assessora de Comunicação HRSAJ

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios