NEWS

Hormônios interferem no metabolismo e no peso, dizem especialistas

GORDO - BALANCA“Os hormônios têm muito a dizer na nossa efetividade metabólica”, ou seja, os hormônios podem ter culpa direta no ganho de peso.

Sim, não é apenas o que se come que engorda ou não, a forma como os hormônios atuam é igualmente crucial, podendo mesmo ditar o sucesso ou insucesso de uma pessoa na luta contra o peso.

“Com uma análise de sangue podemos conhecer os dados hormonais, e a partir desta informação, qualquer pessoa pode perder peso, por muito que tenha um metabolismo menos eficaz”, explica ao Buena Vida o diretor do Departamento de Nutrição do Instituto Médico Europeu da Obesidade, Rubén Bravo.

Mas não são todos hormônios que interferem com a capacidade ou incapacidade de perder peso. A insulina, a leptina, a grelina, o cortisol, o estrogênio e o neuropeptídeos são algumas das substâncias segregadas pelas células localizadas em glândulas endocrinais.

Quando, de algum modo, desreguladas, estes hormônios interferem com a forma como um alimento é processado e digerido pelo organismo (podendo estimular ou não a acumulação de gordura), com a sensação de saciedade, desejo e fome e ainda com o sono, que consegue afetar todos os outros fatores.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios