Cotidiano

Homens traem mais quando são dependentes de suas esposas, diz pesquisa

HOMEM TRAINDOHomens e mulheres estão mais propensos a trair seus parceiros quando são economicamente dependentes deles. A conclusão é de uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos. O estudo baseia-se em dados de 2001 a 2011 da Pesquisa Nacional Longitudinal da Juventude e considera mais de 2.750 pessoas casadas, com idades de 18 a 32 anos. A pesquisa revelou que as mulheres que são dependentes financeiramente do marido tem 5% de chance de trair o marido durante um ano. No caso dos homens dependentes das esposas, esse número chega aos 15%. De acordo com professora de sociologia, Christin Munsch L, o sexo fora do casamento permite aos homens sintam mais masculinos. “Sexo extraconjugal permite que os homens submetidos a uma ameaça à sua masculinidade se envolvam em comportamentos culturais associados à masculinidade”, revelou a professora. Ainda segundo a pesquisadora, para alguns homens, especialmente os mais jovens, a masculinidade está relacionada à virilidade sexual e à conquista. “Assim, a infidelidade masculina pode ser uma forma de restabelecer masculinidade. Simultaneamente, a traição permite que os homens ameaçados se distanciem e punam suas esposas dominantes”, diz Munsch.No que se refere ao comando da família, o comportamento de homens e mulheres é diferenciado: para as mulheres, quanto mais chefe de família elas são, menor é a probabilidade de elas traírem o esposo.Os resultados das pesquisas mostram que as mulheres são menos propensas a serem infiéis quando todo o rendimento financeiro da casa parte delas.

As mulheres que são chefes de família em seus casamentos tentam minimizar suas realizações e aumentam o seu trabalho doméstico, aponta o estudo. Os homens que não são dependentes das esposas são menos propensos a trair quando ganham até 70% do total da renda do casal. No entanto, quando a renda ultrapassa os 70%, esses homens tornam-se mais propensos a trair suas esposas.”Estes homens estão conscientes de que suas esposas são realmente dependentes e podem pensar que, como resultado, elas não vão deixá-los, mesmo que eles traiam”, relata a professora.

A especialista revela ainda que esses homens também podem estar à procura de uma mulher que contribua economicamente mais que a esposa. “Eu não fiquei surpresa quando descobri que os homens que ganham muito mais dinheiro que suas mulheres traem muito mais”, conta Munsch. No entanto, o que surpreendeu a professora foi o fato de que os homens completamente dependentes de suas esposas são os mais propensos a trair (em comparação com os que ganham muito mais dinheiro do que elas). Com informações da Exame.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo