Cotidiano

Homem funda país no meio da Europa e vizinhos consideram caso 'uma piada'

liberlandiaUm político da República Tcheca de 31 anos, Vit Jedlicka, fundou um país no meio da Europa: Liberland – ou Liberlândia. Situado entre Croácia e Sérvia, no Leste Europeu, a nação mais jovem do mundo tem apenas seis quilômetros quadrados entre Croácia e Sérvia. “Queria fundar um país diferente: onde se pudessem viver todas as liberdades, fora do alcance das forças políticas, algo que existe em outras partes do mundo, como Cingapura ou Hong Kong, mas não no centro da Europa”, disse Vit Jedlicka à BBC.

Veja mais

Após demissão, Globo muda plano de saúde de Cláudia Rodrigues

Cicatrizes de Nagasaki: japonês que sobreviveu à bomba atômica relata sofrimento

Acusada de colocar chumbinho na mamadeira da filha é espancada em presídio

O terreno em questão não havia sido reivindicado por nenhum país após o desmembramento da Iugoslávia. Jedlicka cumpriu os requisitos para fundar um país. Pediu a posse da terra, cravou uma bandeira, formou um governo – foi eleito presidente com os votos da sua namorada e do amigo de infância que o acompanharam na viagem.

Os vizinhos de Liberlândia não ficaram tão satisfeitos: o governo da Croácia descreveu a fundação de Liberland como “uma piada”, e a Sérvia disse que a atitude de Jedlicka era um ato de frivolidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios