Cotidiano

Hoje o dia é delas: Ovo prova seu grande valor nutricional para a saúde das mulheres

Dia 8 de março é comemorado o dia das mulheres. A ideia surgiu no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. Atualmente, cada vez mais espaço é conquistado pelas mulheres no mercado de trabalho e outras atividades. E as mulheres já são maioria no Brasil: entre a população, elas são 51,9%.

O ovo, uma rica fonte de pura saúde, tem muito a acrescentar para a saúde da mulher. Vamos começar falando sobre os cabelos e as unhas? De acordo com Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, o ovo apresenta em sua composição vitaminas do complexo B, em especial a biotina, vitamina E e minerais essenciais à saúde dos fios e das unhas. Então, coma ovos, pois ele evita as unhas quebradiças e promove cabelos mais bonitos e brilhosos.

Lúcia Endriukaite dá mais dicas”: O ovo apresenta em sua composição vitaminas do complexo B, em especial a biotina, além da vitamina E e minerais essenciais à saúde dos fios e das unhas. “Essas substâncias favorecem o metabolismo das proteínas e promovem o crescimento celular. É a partir desse processo que as unhas e os cabelos se formam”.

A biotina evita que as unhas fiquem quebradiças e é a principal vitamina utilizada para promover o crescimento saudável dos fios, sendo muitas vezes indicada para abrandar a queda de cabelo. “Além desse grande trunfo, o ovo oferece ainda doses de vitamina E, magnésio e zinco, que também auxiliam no crescimento dos fios e conferem força e brilho ao cabelo”, afirma Lúcia. O zinco, por exemplo, representa o mineral mais comumente associado à saúde dos cabelos.

Benefícios dos ovos para a saúde da mulher

èAuxilia na saúde óssea prevenindo osteoporose (Vitamina B)

èEvita a herpes e previne doenças cardiovasculares

èPerda de massa muscular acontece a partir dos 40 anos

èÉ utilizado como estratégia pós treino para ganho de massa muscular

èParticipa da produção de hormônios tireoidianos

èColina: Na gravidez auxilia no fechamento do tubo neural. Na amamentação, auxilia no desenvolvimento cerebral

èÉ aliado da pele: combate a flacidez e auxilia na produção de colágeno

èRico em vitaminas do Complexo B e Biotina

èAuxilia no fortalecimento e crescimento de cabelos e unhas

Na opinião do Instituto Ovos Brasil, vale a pena comemorar o dia das mulheres preparando uma receitinha com de ovos. Quer uma sugestão bem simples para adoçar o seu dia? Que tal uma sobremesa?

Pudim de leite condensado 

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 lata com leite de vaca

3 ovos – peneirar as gemas

1 pitada de sal.

Calda de caramelo

Modo de preparo

Faça a calda de caramelo e reserve.

Bata no liquidificador o leite condensado, o leite de vaca e os ovos.

Coloque em uma forma própria para pudim a calda de caramelo e a mistura para o pudim. Leve para assar em banho maria em forno pré-aquecido por 50 minutos.

Dica: O pudim ficará com buraquinhos apenas se ficar além do tempo necessário no forno. Para verificar se o pudim está no ponto, basta espetar um palito , que deve sair seco.

Sobre o IOB

O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo