Cidades

Governos do NE apresentam ações prioritárias à Casa Civil da Presidência

2014120911641A agenda positiva que os governadores do Nordeste querem construir para a região começou a ser tratada junto ao governo federal. Representantes dos estados nordestinos e o secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República, Marco Antônio, discutiram, nesta segunda-feira (02), em Brasília, as ações emergenciais defendidas conjuntamente pelos governadores.

Ao representar a Bahia, o secretário estadual Bruno Dauster (Casa Civil) explicou que a região precisa que investimentos estruturantes sejam mantidos, frente ao cenário de ajuste fiscal que o país e os estados vivem. “É fundamental que esse ajuste não seja feito de maneira igual para todos. Não podemos tratar os desiguais como se iguais fossem. O Nordeste tem um nível de desenvolvimento muito inferior ao das regiões Sul e Sudeste”.

A ordem das prioridades foi apresentada à equipe do governo federal por Bruno Dauster e pelos demais representantes estaduais, com base na carta assinada pelos nove governadores e já entregue ao Palácio do Planalto. O tema infraestrutura lidera a pauta de reivindicações. Os governos estaduais pleiteiam a manutenção de investimentos estruturantes, feitos via PAC, financiamentos e transferências, assegurando negociações concluídas, a exemplo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a ser implantado em Salvador.

“Os investimentos em infraestrutura estruturam a capacidade econômica dos estados, em consequência, estruturam a geração de emprego, de renda e o desenvolvimento, mas também temos como prioridades questões nas áreas de saúde, segurança e educação”, afirmou o secretário da Casa Civil da Bahia.

Esta foi uma reunião preparatória para o encontro entre os governadores e a presidente Dilma Rousseff, que deve ocorrer ainda em março. Organizados desde dezembro de 2014, os novos gestores estaduais querem construir, conjuntamente com o governo federal, uma agenda que traga mais oportunidades ao povo nordestino.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios