Cidades

Governo suspende bolsas de graduação e pós-graduação no exterior para atingir meta fiscal

ESTUDANTES - MUNDODois programas de intercâmbio no exterior mantidos pelo governo federal serão suspensos: novas bolsas de pós-graduação pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tencologia e Inovação (MCTI), e bolsas do programa de graduação Ciências sem Fronteiras (CsF).

De acordo com o G1, cortes no orçamento e o aumento nos custos de manutenção de estudantes no exterior por causa da alta do dólar são as justificativas dadas pelo governo para a medida.

Leia mais

Empresa de Lula mudou prova para induzir Justiça a erro, diz Lava Jato

Ministro do STF autoriza fatiamento da delação de Delcídio

Em hotel, Lula faz de sua suíte um quartel-general pró-Dilma

No ano passado, houve congelamento de as bolsas em ambos os programas: o CNPq concedeu 68 bolsas, ante 7.883 em 2014; e o CsF não concedeu nenhuma bolsa, quando em 2014 foram concedidas 26.119. “A suspensão se refere apenas a novas bolsas, é temporária e tem relação com a meta fiscal do governo, mas será retomada assim que houver a recomposição do orçamento”, explicou o CNPq.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou que novas ações serão anunciadas oportunamente. “Há previsão de divulgação de abertura de processo seletivo para doutorado sanduíche, pós-doc e estágio sênior ainda no primeiro semestre e para doutorado pleno no segundo semestre”, acrescentou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios