BrasilCidadesGeral

Governo prepara plano de logística internacional para evitar desabastecimento, afirma Mandetta

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, garantiu durante entrevista coletiva junto ao procurador geral da República, Augusto Aras, no início da tarde desta quinta-feira (2), que todos os estados brasileiros estão bem abastecidos de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde. No entanto, segundo ele, o governo prepara um plano de logística internacional para evitar desabastecimentos.

O ministro afirmou que, se possível, o Brasil vai enviar aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) à China. A fala ocorre após os Estados Unidos mandarem, na quarta-feira (1º), 23 aeronaves cargueiras ao país asiático para reforçar o seu estoque de equipamentos como máscaras de proteção.

“O ministro Tarcísio [Gomes de Freitas, da Infraestrutura) já está preparado para a logística internacional. Ele já tem o plano. Se falarem ‘está lá na China e precisa buscar’, a gente vai fazer a logística para buscar”, afirmou Luiz Henrique Mandetta.

O ministro disse ainda que esse tipo de compra normalmente é feito diretamente pelos estados, mas o governo federal decidiu centralizar. “Não é habitual da União comprar esse tipo equipamento, mas resolvemos centralizar e usar o poder de compra do Brasil”, declarou.

Além de EPIs, segundo Mandetta, o Ministério da Saúde fechou acordo de compra de R$ 1,3 bilhão em respiradores.

Bnews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar