Cidades

Governo entrega ao Congresso orçamento para 2016 com previsão de R$ 30,5 bi em déficit

joaquim leviOs ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Fazenda, Joaquim Levy, entregaram nesta segunda-feira (31), ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o projeto do orçamento para 2016.
 
Segundo o G1, a proposta prevê déficit de R$ 30,5 bilhões para o próximo ano, o que representa 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Esta é a primeira vez na história que um projeto de orçamento para o ano seguinte tem previsão de déficit. O projeto inclui dados como a previsão do salário mínimo e as perspectivas para o crescimento da economia e para a inflação.
 
A volta da CPMF, imposto sobre transações bancárias, foi abandonada pela presidente Dilma Rousseff (PT) após a repercussão negativa da possibilidade. O projeto deve ser avaliado de forma conjunta por deputados e senadores. Primeiro, na Comissão Mista de Orçamento (CMO); em seguida, pelo plenário do Congresso Nacional. O texto aprovado segue para sanção da presidente da República. Os parlamentares têm até dezembro para aprovar o projeto do orçamento. Se isso não acontecer, o governo só poderá gastar no ano o correspondente a 1/12 do orçamento do ano anterior, até que o novo orçamento seja aprovado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo