Notícias

Governo da Bahia anuncia ações que dinamizarão agricultura familiar do Vale do Jiquiriçá

A população do Território do Vale do Jiquiriçá será beneficiada com a instalação da unidade de processamento polivalente de frutas territorial, no município de Amargosa. O convênio para a implantação da agroindústria foi assinado, pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Vale do Jiquiriçá (COOAMA), nesta sexta-feira (22), no município de Elísio Medrado.
Durante o evento, que contou com a presença do governador, Rui Costa, dos secretários da SDR, Jerônimo Rodrigues, da Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, do chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Wilton Cunha, de prefeituras da região, parlamentares e outras autoridades locais, foram entregues ainda 50 barracas de feira, padronizadas, para os agricultores familiares do município de Elísio Medrado.
O titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, saudando a todos, mas especialmente, aos agricultores familiares presentes, destacou a importância da implantação da unidade de processamento polivalente de frutas que irá beneficiar a produção da agricultura familiar naquele território e as 50 barracas, que contribuem para a comercialização da produção da região. “Essas ações irão facilitar a agregação de valor às frutas produzidas no território e na comercialização da produção”. Rodrigues lembrou ainda do projeto Bahia Produtiva, lançado em 2015, selecionou outros projetos no Território Vale do Jiquiriçá, a exemplo de uma casa de farinha e um projeto de criação de galinhas caipiras, que atenderão outras dezenas de famílias.
De acordo com o presidente da COOAMA, Cosme Silveira Santana, a chegada dessa unidade vai gerar emprego e renda para centenas de famílias do Vale do Jiquiriçá e é sinal do compromisso do governo estadual com a população rural da Bahia. “Fico orgulhoso de saber que o Governo da Bahia entendeu que a agricultura familiar precisa ser olhada de uma forma concreta e que temos representantes comprometidos no poder público”.
A unidade, com capacidade de processar 2.800 toneladas de frutas por ano, terá um investimento total de R$ 680 mil, de recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (FUNCEP). Na ação serão beneficiadas diretamente 150 famílias de agricultores do território.
Água – Foram entregues ainda, em Elísio Medrado, um Sistema Integrado de Abastecimento de Água, que está beneficiando oito comunidades rurais e a reurbanização de uma praça pública do município. Fonte: www.sdr.ba.gov.br/
Veja também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios