Cotidiano

Gosto musical pode indicar personalidade, diz estudo

mulher-danca-fone-ouvidoUm estudo publicado na revista Plos One revelou que o gosto musical define se as pessoas são empáticas ou sistemáticas. “Embora as escolhas musicais das pessoas variem ao longo do tempo, descobrimos que os níveis de empatia e o estilo de pensamento de uma pessoa preveem o tipo de música que ela gosta”, explicou o cientista e saxofonista David Greenberg, principal autor da pesquisa.

Foram realizados testes com mais de 4 mil participantes, que responderam um questionário e avaliaram 50 peças musicais, a partir de 26 gêneros e subgêneros. Na análise, os empáticos tiveram preferência por música de baixa energia ou com emoções negativas ou de profundidade emocional, enquanto os sistemáticos escolherem músicas de altas energias ou emoções positivas e alto grau de profundidade cerebral.

“Um monte de dinheiro é colocado em algoritmos para escolher que tipo de música você pode querer ouvir, por exemplo, sobre Spotify e Apple Music. Ao saber estilo de pensamento de um indivíduo, tais serviços podem, no futuro, afinar as recomendações de música para cada indivíduo”, disse Greenberg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo