Cotidiano

Gilmar Mendes nega que STF tenha admitido discutir impeachment

GILMAR MENDES - ROSTOO ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, rebateu a declaração do presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, e afirmou que o tribunal nunca admitiu discutir o mérito das acusações contra um presidente da República num processo de impeachment.

Mendes foi questionado sobre declaração do presidente do STF, Ricardo Lewandowski, de que os atos imputados à presidente Dilma Rousseff no processo de impeachment em curso no Congresso poderão ser contestados na Corte. Para Gilmar Mendes, discutir mérito em processo de impeachment “deve ser uma invenção” do companheiro de corte. “Do mérito, não sei como que se faz, não tem jurisprudência no Supremo a propósito disso. […] O tribunal jamais disse isso na decisão e tudo. O que se pode sempre é discutir procedimentos, e isso o tribunal sempre esteve aberto. Discutir mérito nunca se admitiu em matéria de impeachment, deve ser uma invenção do ministro Lewandowski”, afirmou Gilmar Mendes ao G1.

Leia mais

Neymar revela três brasileiras que pretende se apaixonar

Mutuípense perde R$ 6 mil reais em golpe

Anitta exibe pernões durante festa de aniversário

O presidente do STF se manifestou ao final de um julgamento de mais de sete horas sobre como será a votação do impeachment no plenário da Câmara.

“Que fique essa fundamentação na ata, que acabo de explicitar, para que essa questão da tipificação possa eventualmente ser reexaminada no momento oportuno. […] Não fechamos a porta para uma eventual contestação no que diz respeito à tipificação dos atos imputados à senhora presidente no momento adequado”, afirmou Lewandowski.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios