Geral

Frouxidão do governo e má formação de policiais, faz índices de violência crescer na Bahia. Por: Professor Eliomar

vereador eliomar de ubairaDevido à onda de violência que vem atingindo os municípios que compõe o Vale do Jiquiriçá, principalmente as cidades de Ubaíra e Laje, o Mídia Bahia entrevistou em seu escritório, o Vereador Professor Eliomar da cidade de Ubaíra que é Ex-policial militar da Bahia.
MÍDIA BAHIA: Professor o senhor é vereador, mas anteriormente exerceu a função de policial militar da Bahia?
VEREADOR ELIOMAR: Sim. Exerci o cargo de policial militar durante cinco anos, exclusivamente em Batalhões especializados.
MÍDIA BAHIA: Vereador qual sua avaliação deste assustador aumento de violência nas cidades do vale do Jiquiriçá?
VEREADOR ELIOMAR: Antes de ser policial, estudei Sociologia, tenho formação em história. Minha avaliação aqui é mais do ponto de vista sociológico. Nosso governo tem se mostrado bastante frouxo no enfrentamento ao crime, é leniente. O governo prepara mal seus agentes. Temos hoje na Bahia uma policia totalmente desestruturada e mal preparada
MIDIA BAHIA: Desestruturada como?
VEREADOR ELIOMAR: Temos na rua um efetivo de policias sem noção básica de crime. Sem treinamento, muitos usando coletes vencidos, outros sem se quer saber manusear a Pistola que carrega no coldre.
MÍDIA BAHIA: Isso é grave. Quer dizer que o aparelho policial que nos protege não conhece o crime?
VEREADOR ELIOMAR: RSRSR Não. No curso de formação policial se prioriza a disciplina, a obediência e o castigo físico em detrimento a boa formação do homem, a maioria de nossos policias espalhados pela Bahia não tem conhecimento teórico, fundamental para o exercício da função,chegam não saber diferenciar “ roubo” de “furto” e o resultado disso é as delegacias cheia de gente sem se saber de fato qual crime praticou.
MÍDIA BAHIA: Isso é grave?
VEREADOR ELIOMAR: Sim, contudo o “despreparo profissional” não é generalizado. Tem muitos policiais que buscou sua formação por conta própria, inclusive fazem cursos de tiros dentre outros por seus próprios meios.
MÍDIA BAHIA: Como fazer então para coibir este alarmante aumento de violência em nossas cidades Vale Jiquiriçaenses?
VEREADOR ELIOMAR: É preciso vontade de agir. O estado burocrático e falido precisa formar bem seus novos efeitos. Precisa reciclar seu atual efetivo e, sobretudo da condição digna de trabalho. Não se fala apenas em salário, mas sim de reestruturação de seus planos de carreira,dentre outros anseios
MÍDIA BAHIA: Isso nos parece mais uma ação em nível de Estado. E no Vale do Jiquiriçá o que fazer?
VEREADOR ELIOMAR: Onde houver uma ação policial em qualquer centímetro de terra baiana, temos ali a ação do Estado. Espero que o Estado melhore.Se isso vier acontecer os barões do trafico saíram de circul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo