Saúde

Frio faz pressão arterial ficar alta, inverno é fator de risco para hipertensos

Veja cuidados com a pressão arterial durante o inverno.

A hipertensão arterial é um fator de risco cardiovascular que merece que você preste atenção sempre, mas durante o inverno deve estar mais atenta. Por quê? Porque o frio é um fator de risco que aumenta a pressão.

Frio

São muitos milhões de pessoas no mundo todo que sofrem de hipertensão arterial, inclusive um grande número delas não sabe disso, o que aumenta o risco de sofrer alguma doença cardiovascular. Por isso, mesmo que a hipertensão seja silenciosa merece cuidado e controle, e mais ainda se for inverno.

Diferente do que muitos podem acreditar, a temperatura ambiente influi sobre a pressão arterial. Há vários anos se estuda a influência do frio sobre a pressão e os resultados respaldam esta afirmação, especialmente no grupo de risco como o das pessoas adultas de mais de 60 anos.

Esta situação aumenta, ainda mais, a probabilidade de surgimento de doenças cardiovasculares, como por exemplo ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou doenças renais.

Frio

As causas para que o frio afete a pressão, aumentando-a, podem ser muitas.

  • Causas orgânicas: com o frio os vasos sanguíneos se estreitam provocando uma resistência que ocasiona que o fluxo sanguíneo não seja normal.
  • Causas ambientais: dentro dessas causas se encontram a dieta e o sedentarismo. A dieta durante o inverno costuma ser mais rica em sódio, para o qual é importante evitar adicionar sal de mesa às refeições, utilizar substitutos do sal e conhecer quais alimentos contêm sódio oculto. Por outro lado, durante o inverno a atividade física costuma se reduzir, com o qual você pode aumentar de peso. O sobrepeso também é um fator de risco para a hipertensão arterial.

Por isso, se você sofre de pressão alta ou tem antecedentes desta doença na sua família, durante o inverno faça controles mais seguidos. Não deixe as coisas assim, controle a sua pressão, vá ao médico e mantenha uma vida saudável, com uma dieta equilibrada, exercício físico de acordo com as suas possibilidades e pondo em prática técnicas que te ajudem a reduzir o estresse. As informações são do site innatia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios