Geral

Foto de 2012, mostrava rachadura em talude, nos cânions de Capitólio

Homem alertou que pedra poderia cair no Lago de Furnas.

Uma foto compartilhada nas redes sociais em 13 de março de 2012, mostrava uma grande rachadura no talude, nos cânions de Capitólio. Na legenda, um homem identificado por Flávio Freitas dizia: “essa pedra vai cair”. A imagem logo viralizou nas redes sociais.

O bloco de pedra, desabou por volta de 12h30min de sábado (8), no lago de Furnas, em Minas Gerais, atingindo quatro lanchas, cerca de 30 pessoas ficaram feridas e 10 morreram. O local é bastante visitado por turista, devido as belezas naturais.

O prefeito de Capitólio Cristiano Geraldo da Silva (PP), disse nunca ter havido monitoramento geológico da área. A Polícia Civil e Marinha abriram inquérito para apurar as causas do acidente.

O geólogo Flávio Henrique Freitas e Silva, diz que a rocha tinha em média 1,2 bilhão de anos. O arenito estava submerso e há cerca de 680 milhões de anos, passou por uma espécie de metamorfose, se transformado em quartzito, segundo ele era previsível que a pedras cairia em algum momento, como um processo natural.

“A chuva infiltra na rocha e faz com que ela fique mais pesada, mas a chuva faz parte do processo natural também. Aquilo ia desmoronar de uma maneira ou de outra, com ou sem pessoas no local, aconteceria porque é um processo que acontece com frequência no tempo geológico”, completa. “Eles [os turistas] estavam no lugar errado e na hora errada. Foi uma fatalidade, mas que poderia ter sido evitada com algumas normas de segurança simples como, por exemplo, distância dos barcos. Acredito que se essas normas fossem seguidas, até mesmo o barco mais atingido teria tido tempo de escapar”, finalizou ele.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios