Sem categoria

Fórum de Estudantes da DIREC4 se reúne em Santo Antonio de Jesus

Protagonismo estudantil, participação, debate. Foi assim a reunião do Fórum de Estudantes da DIREC 4 que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 15, no CETEP Recôncavo, em Santo Antonio de Jesus. Após quatro meses, os estudantes representantes das escolas da região, se reencontraram para trocar experiências e já discutir o andamento do IV CERPE – Congresso de Estudantes da Rede Pública Estadual.

Os desafios pós-greve foram o tema inicial do encontro. O professor Clovis Esequiel, diretor da DIREC 4, apresentou aos estudantes os próximos passos a serem dados por toda a comunidade escolar para que sejam cumpridos os 200 dias letivos com qualidade na relação ensino-aprendizagem. Os membros do Fórum, por sua vez, explicaram como foi o retorno às atividades escolares e demonstraram desejo em desempenhar, de fato, seu papel de estudante a fim de compensar o tempo em que estiveram sem aulas.

“A nossa escola está caminhando bem nesse momento de retomada. O nosso Grêmio Estudantil, formado recentemente, e o colegiado escolar também estão dando uma contribuição importante ao colégio nesse período”, afirmou o estudante Ramon Souza, do Colégio Estadual Eraldo Tinoco em Dom Macedo Costa. O posicionamento deste estudante só legitima o 7º compromisso do programa Todos pela Escola, que valoriza a gestão democrática nas escolas e a participação ativa dos estudantes na tomada de decisões.

Os projetos sócio-educativos e estruturantes desenvolvidos pela SEC, MEC, DIREC e escolas também foram destacados. Os estudantes demonstraram grande interesse em participar dos projetos como o FACE, AVE, TAL, JERP e CERPE. Este último, previsto para acontecer em novembro, foi amplamente discutido no Fórum.

 

O Fórum – O Fórum de Estudantes da DIREC 4 surgiu da deliberação dos próprios estudantes nas discussões do II CERPE. Dois representantes de cada unidade escolar da região da DIREC 4 se reúnem a cada dois meses num encontro de debates e trocas. “Das duas reuniões que eu já tive a oportunidade de participar, achei uma ótima e proveitosa forma de nós estudantes, debatermos problemas e soluções em relação a nossas escolas”, destacou Vinícius Souza, estudante do Colégio Estadual Polivalente de Conceição do Almeida.

Ascom/ DIREC 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo