SlideVale do Jiquiriçá

Fortes chuvas causam alagamentos e danos à população de Santa Inês

A Prefeitura está prestando assistência às famílias e tomando as medidas necessárias para reduzir os danos.

Na manhã dessa sexta-feira (23), Santa Inês amanheceu coberta por neblina, lama e danos causados pelas fortes chuvas. Em decorrência dos altos níveis de água, ruas e casas ficaram totalmente alagadas. Neste momento, a Prefeitura está atuando para atender às necessidades dos moradores que foram afetados pela enxurrada.

De acordo com dados divulgados pelo município, o índice de precipitações pluviométricas iniciadas no dia 20 de abril com evolução gradual até o dia 23 de abril de 2021, atingiu no período 218,07 milímetros de chuva, elevando o nível do rio Jiquiriçá, provocando alagamentos, inundações, transbordamentos de canais e deslizamento de terras, o que afetou vários bairros de Santa Inês.

Foto: Elaine Araújo

Em virtude dos alagamentos, moradores tiveram que abandonar suas casas, além de perder móveis e eletrodomésticos. A Prefeitura, em trabalho conjunto com as secretarias de Desenvolvimento Social e Infraestrutura, está direcionando as pessoas em situação de risco à pousadas e à casa de familiares. A ação também envolve assistência alimentícia.

A manutenção nas ruas da cidade teve início ainda durante a madrugada, foram registrados pontos de alagamento, além de buracos provocados pela correnteza que se formou com a passagem da chuvas e a queda de um poste na entrada da cidade.

De acordo com nota divulgada pela assessoria de comunicação, em caso de emergência a população deve entrar em contato através do número 73-98834-0443. O município deve acionar a Defesa Cilvil.

De acordo com dados divulgados pelo site G1, a previsão é de que a chuva que começou na terça-feira (20) a noite continue em todo o estado até o domingo (25). De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), nenhum município decretou estado de emergência até o momento. Texto Elaine Araújo.

Correção

A Prefeitura de Santa Inês (BA), via Assessoria de Comunicação, solicitou a correção dos dados pluviométricos divulgados no dia 23 de abril de 2021. Na ocasião, foi repassado que o índice alcançou 83,7% com 250 milímetros de chuva, porém, com base nos relatórios atualizados do Instituto Nacional de Meteorologia, mostram que o índice de precipitações pluviométricas iniciadas no dia 20 de abril com evolução gradual até o dia 23 de abril de 2021, atingiu no período 218,07 milímetros de chuva, elevando o nível do rio Jiquiriçá, provocando alagamentos, inundações, transbordamentos de canais e deslizamento de terras, o que afetou vários bairros de Santa Inês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo