Geral

Físico explica porque carro “derreteu” após ser atingido por raio

Questionamento de que carro não seria seguro surgiram após derretimento de painel.

O doutorando em física Filipe Menezes, explicou nas redes sociais, porque um carro pegou fogo após ter sido atingido por um raio, na BR-020, após questionamentos se veículos não seriam um local seguro para proteger contra descargas atmosféricas.

“Muita gente me mandou esse vídeo de um carro que foi atingido por um raio, e o carro ficou todo destruído mostrando que não existe, mostrando aquela baboseira que a gente aprende na aula de física, que ficar no carro é segundo, e etc. e tal. Gente vamos com calma, quando a gente diz que o carro protege contra os raios, por conta da blindagem eletroestática princípio da gaiola de faraday a gente está dizendo contra os raios, e não contra todas as mazelas da humanidade, porque que eu estou falando isso, eu entrei no site, que fala do incidente, que fala do que aconteceu, e eu vou ler essa parte, que é importante.

Reportagem fala que a caminhonete foi atingida em cheio por um raio, quando estava na estrada, na BR-020, e “motorista parou o carro e sentiu o cheio forte de fumaça, imagina que os pneus isolam a eletricidade, ele saiu do carro e fechou as portas para cortar oxigênio, por isso o fogo não se alastrou, mas por dentro destruiu todo o painel”.

Só o primeiro adendo: pneus não influencia em nada aqui, inclusive a gente aprende isso aonde? Ah! Nas aulas de física ,mas enfim, por que eu estou enfatizando esse trecho da reportagem? Porque a caminhonete com o motorista dentro, foi atingida por um raio, o motorista parou o carro, porque sentiu o cheiro de fumaça e saiu do carro, ou seja, o carro protegeu o motorista contra um raio, ele não foi eletrocutado, é isso que significa blindagem eletrostática, o carro protegeu contra raios, raios são correntes elétrica, e correntes elétricas geram calor por efeito Joule, então ninguém falou que quando alguma coisa for atingida por um raio, não vai esquentar, como foi o carro do carro que pegou fogo, então sim! O carro protege contra o raio, mas contra o raio”. Finalizou ele.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios