Cotidiano

Filhos de pais fumantes têm o dobro de chances de se tornar viciados em nicotina

CIGARROSUma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Columbia e do Instituto de Psiquiatria de Nova York apontou que dobra as chances do filho de pais fumantes se tornarem dependentes de nicotina. A constatação é ainda mais forte quando se trata de uma menina com mãe fumante. Ainda segundo o estudo, os adolescentes ficam três vezes mais propensos a fumar um cigarro se forem filhos de viciados em nicotina. Reunindo dados da Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde, a equipe se concentrou nas respostas de 35 mil pares de adolescentes e seus pais a respeito do hábito de fumar e da dependência em nicotina.

Eles analisaram informações como a consciência sobre os riscos do cigarro, depressão e uso de álcool, levando em conta também outras drogas, além da qualidade da vida familiar. Os pais acompanham a vida dos filhos? Há muitos conflitos dentro de casa? Entre os adolescentes cujos pais nunca fumaram, apenas 13% admitiram ter fumado ao menos uma vez. Por outro lado, entre os jovens que têm pai ou mãe dependente de nicotina, o índice quase triplicou: 38% já fumaram ao menos uma vez.

Entre os adolescentes que já fumaram ao menos uma vez, mas cujos pais nunca fumaram, 5% se tornaram viciados em nicotina. Entre aqueles que já fumaram pelo menos uma vez e são filhos de pai ou mãe dependente, 15% se tonaram também dependentes de nicotina. Entre as filhas adolescentes, a suscetibilidade ao vício aumenta.

As meninas têm quatro vezes mais riscos de se tornarem dependentes de nicotina quando as mães delas são viciadas. “A maioria dos fumantes começa na adolescência. Como esse estudo mostra, os pais exercem uma influência poderosa”, afirma o principal autor da pesquisa, Denise Kandel, professor de Ciências Sociomedicinais em Psiquiatria da Universidade de Columbia. “Para evitar que adolescentes comecem a fumar, precisamos convencer os pais deles”.

BN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios