Esportes

Fifa estuda sistema de árbitros robôs para marcar impedimentos com precisão nos jogos

A Fifa estuda uma nova tecnologia para a marcação de impedimentos nos jogos. Um sistema de árbitros robôs está sendo desenvolvido para criar detectar uma posição precisa dos atletas e agilizar o processo do VAR.

Segundo o portal Daily Mail, o sistema, que pode vir a ser um substituto dos bandeirinhas, seria mais rápido e preciso que o árbitro assistente de vídeo, criando linhas através de um processo automático que sinalizaria imediatamente uma situação de impedimento em campo. 

“O objetivo é que a técnica de impedimento seja mais precisa que a imagem da televisão e o momento exato em que a bola foi entregue. Qualquer sistema precisa traçar a linha no lugar certo para ver se as partes do corpo autorizadas a marcar estão impedidas”, explicou o diretor de tecnologia da Fifa, Johannes Holzmuller, para a emissora alemã ARD. 

Ele acrescentou que, apesar de agilizar e facilitar a marcação durante o jogo, a decisão final sempre será dos árbitros. O processo está sendo estudado para uma possível implementação na Copa do Catar, em 2022, e já foi testado no último Mundial de Clubes. 

A precisão do novo sistema identificaria qual parte do corpo do jogador ocasionou o impedimento e levaria em consideração o tamanho do pé de cada jogador. 

“Ele também deve levar em consideração diferentes comprimentos dos pés dos jogadores. Até agora, as técnicas testadas teriam conhecido apenas um tipo de esqueleto comum. O programa ainda precisa aprender as diferenças”, pontuou Holzmuller.

Mais testes com os árbitros robôs serão feitos no segundo semestre desse ano.

BN 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar