Geral

Fenômeno raro explica movimento das ondas na Baía de Todos os Santos

A costa da Baía de Todos-os-Santos, na região do bairro da Vitória, em Salvador, apresentou um fenômeno particular na última quarta-feira (16). Vídeos registrados pela população mostram fortes ondulações simultâneas em direção à praia.

Ao Metro1, o oceanógrafo Lucas Neves da Rocha explicou o fenômeno. Segundo ele, ondulações similares são, geralmente, associadas a frentes frias e tempestades. Nesta quarta, porém, o tempo estava ensolarado, com poucas nuvens.

Diante do bom tempo, a situação foi avaliada como mais rara pelo especialista. “Apesar da frequência baixa [do fenômeno], não é nada fora do normal, pode ocorrer de uma a três vezes por ano. Mas o de ontem foi característico: deu pra enxergar as ondulações bem organizadas, encostando na costa”, disse.

Rocha esclarece que, quando o fenômeno acontece, em condições climáticas mais desfavoráveis, ele não permite ser visto tão claramente. Além disso, indica que tem a capacidade, junto com tempestades e chuvas fortes, de causar destruições na região do Yacht Clube da Bahia. (Metro1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo