Cotidiano

Faz mal fazer exercício físico à noite?

mulheres-corrida-noturnaA prática de atividade física é essencial para a manutenção de uma vida saudável e os benefícios são inúmeros: desde a perda de peso, a melhora na condição saúde vascular, do sono e até do humor. Contudo, a hora em que se pratica a atividade física pode ter efeitos adversos no corpo.

Apesar de ser bom para a melhoria do sono, quando praticada durante a noite, a atividade física pode atrapalhar o sono e até causar insônia. Especialistas recomendam que o exercício seja feito, pelo menos, seis horas antes da hora de dormir. Especialistas indicam que o aumento da temperatura corporal que ocorre durante a atividade física faz com que o corpo não descanse apropriadamente.

De acordo com o site IG, o corpo demora entre duas e três horas após o término do exercício para diminuir os níveis de endorfina, adrenalina e noradrenalina, hormônios liberados durante o treino e que deixam os indivíduos em estado de alerta.

É importante ainda manter as oito horas de sono diárias, para que o corpo não comece a ficar muito cansado nos dias seguintes, aponta o site Saúde Melhor. Caso comece a ocorrer sobrecarga, o sistema imunológico vai sofrer um impacto negativo e o exercício passará a fazer mais mal do que bem.

Outra questão importante é a alimentação pós-treino. Como a atividade demanda uma reposição de nutrientes completa, com carboidrato, proteína e gordura, quem pratica atividades físicas durante a noite precisa avaliar se o corpo terá tempo para fazer a digestão, para que o sono não seja atrapalhado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar