Cidades

"Falo “pacto” no sentido de acelerar as investigações", diz Jucá

ROMERO JUCA - OLHO GRANDEO ministro do Planejamento, Romero Jucá, diz que ao falar sobre um “pacto” numa conversa gravada com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, não se refere apenas à Operação Lava Jato. De acordo com a justificativa dada, sua intenção ao usar a palavra “pacto” tinha um sentido mais amplo.

Em entrevista À rádio CBN, o peemedebista entende ser necessário haver um acordo entre todas as instituições para que o Brasil possa superar a paralisia em que se encontra por causa de várias crises sobrepostas, política, econômica e também por causa das investigações sobre corrupção na Petrobras.

Hoje (23) cedo, Jucá explicou o caso. “Aquela conversa não era sobre um pacto sobre a Lava Jato. É sobre economia, para tirar o Brasil da crise. Quando falo em delimitar é sobre o prejuízo que as empresas terão de pagar. Para que se decida de uma vez. Não ficar algo solto com ilações sobre todo mundo”.

Para Jucá, seria bom que o Supremo Tribunal Federal pudesse dizer “logo quem é que tem culpa e quem não tem”. “Eu estou num inquérito com 39 pessoas. Eles têm que informar e delimitar quem é culpado. O mesmo também a respeito das empresas”.

O diálogo, segundo Jucá, pode ter sido gravado presencialmente. Ele não acredita em grampo telefônico. Recorda-se ter mantido 2 encontros pessoais “possivelmente” em março com Sérgio Machado –que também é citado na Lava Jato.

Uma conversa foi no gabinete de Jucá como senador (ele é eleito pelo PMDB de Roraima; agora está afastado desde 12 de maio, quando assumiu o Ministério do Planejamento). O outro diálogo foi na casa do peemedebista, em Brasília.

“Teve um dia que eu estava em casa, cedo, e me disseram que havia chegado o Sérgio Machado. Não foi algo que ele tivesse me avisado. Mas eu o recebi e tomamos café juntos”, relata. Havia mais alguém à mesa? “Não, só nós dois”.

Leia mais

Ricardo Oliveira está fora da Copa América Centenário e Dunga convoca Jonas

‘Só vou falar sobre a presidente Dilma nos autos’, diz Gilmar Mendes

Após recusar atuação em clipe por ciúmes, ex-namorada de Biel está confirmada em Malhação

Estado Islâmico apela a seguidores por atentados no Ocidente durante o Ramadã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo